UmuaramaDia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui.19º33º
|

Paraná

Em assembleia, técnicos e docentes da UEM decidem manter paralisação

Foto: Valdete da Graça

O Bemdito 17 de julho de 2019 18h00

Em assembleia na tarde desta quarta-feira (17), os técnicos e docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deliberaram sobre a proposta de reposição salarial apresentada pelo governador Ratinho Junior (PSD) na última sexta-feira (12). A maioria dos presentes decidiu manter a greve na instituição de ensino.

O governador confirmou a implantação da data-base, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020. No total, o Estado vai pagar 5,08% de reposição (confira aqui). O projeto de lei com os detalhes da proposta ainda não foi protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que está em recesso.

Conforme o Maringá Post, a assembleia unificada reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Associação dos Docentes da UEM (ADUEM), Associação dos Funcionários da UEM (AFUEM) e da Seção Sindical dos Docentes da UEM (SESDUEM).

A greve na instituição foi aprovada em assembleia unificada realizada no dia 26 de junho e o calendário acadêmico da UEM está suspenso. A paralisação na universidade também afetou alguns dos serviços do Hospital Universitário. O agendamento de novas cirurgias eletivas, por exemplo, se encontra suspenso. Outra assembleia de avaliação deve ser realizada na próxima semana na instituição.

“A expectativa é que o governo melhore a proposta. Ainda não tem uma projeto de lei na assembleia e a categoria decidiu que a greve continua”, afirmou o presidente do Sinteemar, José Maria Marques.

Em relação à suspensão da greve pela APP-Sindicato, o presidente disse que os professores e servidores das escolas estaduais têm as suas especificidades. “Todos achavam que a UEM iria acompanhar a decisão da APP-Sindicato, mas pelo que tenho observado, as universidades estaduais não vão acompanhar”, disse.

(Informações: Maringá Post)

Comente

Leia também

ANHAGUERA
TUCCA
PET
Baruck
LAB
Fabio Rebuci

Mais lidas

    CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
    GLOBAL_MOBILE