UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.15º30º
|

Paraná

Instituto de Meteorologia segue com alerta de tempestades para o Paraná

Foto: Jaqueline Mocellin

O Bemdito 12 de fevereiro de 2019 18h24

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina. O aviso serve para alertar sobre a possibilidade de tempestades.

De acordo com o INMET, o alerta é válido para esta terça (12) e a quarta-feira (13), com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

Ações recomendadas:

- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Frente fria

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e espalha nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A chuva retornou até com forte intensidade em algumas áreas e o alerta permanece para mais temporais, especialmente em Santa Catarina e no Paraná.

Já ocorreram alguns temporais, como em Dionísio Cerqueira (SC), que registrou 44,4 mm de chuva em uma hora e em Planalto (PR), que teve 35 mm de chuva em uma hora, ambos na noite de segunda. Icaraíma teve temporal na manhã desta terça-feira, com acumulado de 42,4 mm em uma hora pelo INMET. Outras várias cidades estão com chuva.

A terça-feira continua com o tempo instável e a chuva acontece a qualquer momento do dia, podendo ser forte ou ocorrendo em forma de temporais. Grandes acumulados de chuva ainda estão previstos para hoje.

Paraná

De acordo com o Simepar, os temporais que avançaram sobre as regiões paranaenses desde o início da madrugada provocam chuvas significativas nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e em vários municípios da faixa norte do Paraná.

Os maiores volumes registrados até as 16h foram em Cambará (76,4 mm), Umuarama (49,2 mm), Altônia (54,0 mm) e Ubiratã (50,0 mm).

Por volta das 17h a temperatura em Umuarama era de 24ºC. A previsão para quarta-feira é de mínima de 20ºC e máxima de 31ºC na Capital da Amizade.

Ventos de origem polar

Os ventos úmidos e frios de uma massa polar estão chegando ao sul do país e as temperaturas já caíram no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e até no Paraná. A terça-feira segue úmida e com predomínio de céu nublado no Rio Grande do Sul e interior catarinense. Na quarta-feira (13), a presença do ar frio vai manter as temperaturas baixas, principalmente no Rio Grande do Sul.  

(Com informações: INMET, Climatempo e Simepar)

Comente

Leia também

BRINQUEDOTECA
União
COACHING

Mais lidas

CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
BLACK RIGOR