UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º28º
|

Paraná

Novos fósseis são descobertos no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste

Foto: Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste

O Bemdito 24 de junho de 2019 10h11

Novos fósseis foram descobertos no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste e podem ser de uma espécie ainda desconhecida. A novidade foi anunciada pelo Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, que atua em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP).

Todos os detalhes da nova descoberta serão apresentados em uma coletiva de imprensa, na próxima quarta-feira (26), no auditório Nadir Cancian, anexo à UEM, em Maringá.

O evento deve reunir a comunidade científica mundial, com a participação de cientistas, paleontólogos e estudiosos do assunto de várias universidades, além da imprensa internacional.

Serão apresentadas as primeiras imagens da nova espécie e todas as informações da pesquisa, que culminou no achado.

“Só podemos adiantar que o dinossauro de Cruzeiro do Oeste é único no mundo e que sua descoberta acrescenta muito sobre a vida na pré-história do nosso planeta”, disse a historiadora, diretora do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, Neurides Martins.

A historiadora descobriu e identificou os fósseis do novo dinossauro após cerca de cinco anos de pesquisas e estudos junto ao material coletado no sítio paleontológico. O material, blocos de rocha sólida, foi retirado em 2014 e ainda está sendo estudado. Outras descobertas devem ser anunciadas em breve.

Pterossauro

O sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste ficou famoso após a descoberta de fósseis de pterossauro, que posteriormente foram batizados com o nome de Caiuajara dobruskii.

A espécie, inédita no mundo, foi encontrada pelo agricultor Alexandre Dobruski.

(Com informações: Assessoria)