UmuaramaDia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.20º32º
|

Paraná

Onça ataca animais de propriedades rurais em Maria Helena

Moradores já perderam alguns animais, principalmente carneiros, além de gado

Foto: Arquivo Pessoal

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 23 de outubro de 2019 18h20

Uma moradora de uma propriedade rural de Maria Helena procurou OBemdito nesta terça-feira (22) para relatar que ataques de onça estão acontecendo na região onde seu sítio está localizado – no quilômetro 7 da estrada entre Maria Helena a Carboneira. Os ataques também já foram registrador por seu vizinho, o empresário Juraci Françoso, que na noite de segunda (21) para terça-feira (22) perdeu dois carneiros.

Juraci conta que a onça não chegou a ser vista pelos moradores. Porém, foram encontradas muitas pegadas nas proximidades de uma área de reserva. “Quando o pessoal chegou hoje cedo viram que os carneiros estavam abatidos e que algum bicho tinha comido uma parte deles”, diz.

O empresário diz que os animais são de um funcionário da propriedade. Ele lembra que há cerca de seis meses outros ataques aconteceram. Depois a situação se acalmou e agora as mortes dos animais voltaram a acontecer.

Ele ainda explica que normalmente o animal, que todos acreditam ser uma onça (ou mais de uma), atacam normalmente os carneiros menores e mais frágeis do rebanho. Além disso, os ataques acontecem de noite ou madrugada. “Tem alguns vizinhos que estão fechando os animais durante a noite para evitar novas mortes. Alguns estão até conversando sobre medidas, como mudar as cercas e instalar iluminação para evitar os ataques”, conta Juraci.

Paty Rocha, que também possui uma propriedade rural na mesma estrada e já perdeu dois animais. Ela conta que os moradores estão ficando no prejuízo. “Eu moro na beira da estrada e ela [onça] está vindo pegar as presas perto das casas, por isso o medo de sair pra fora a noite. Já estou tomado as providências para não pegar os meus carneiros, já os bezerros ela de vez em quando come um. A um tempo atrás matou meu carneiro e eu fiz um aprisco e coloquei uma lâmpada provisória, mais como foi tirada a energia de lá, hoje [ontem] vou comprar tela grossa e colocar em volta onde está aberto”.

A bióloga explica que há alguns meses a onça matou a carneira e deixou o filhote ferido. Como houve um corte no pescoço do animal, ele morreu após alguns dias. “Aqui na região tá cheio de onça parda e pintada. Já estão aprontando demais, matam bezerro, carneiro e mataram uma vaca, segundo informações”, comenta.

OBemdito manteve contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Maria Helena, que não foi informada sobre os ataques.

 

Comente

Leia também

LAB
Fabio Rebuci
TUCCA
CDO
ANHAGUERA

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
GLOBAL_MOBILE