UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º28º
|

Paraná

Prainha de Porto Camargo tem atividades turísticas autorizadas pelo ICMBio

A Praia do Meião há algum tempo já é utilizada pelos visitantes como uma área de turismo e lazer

Foto: Google

REDAÇÃO O Bemdito 12 de julho de 2019 13h11

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) concedeu a autorização de duas atividades turísticas na prainha de Porto Camargo, conhecida como a praia do Meião. O local compreende uma área do Parque Nacional de Ilha Grande e há algum tempo vem sendo utilizado pelos visitantes como uma área de turismo e lazer, principalmente pelos banhistas do Rio Paraná.

A autorização foi feita no fim de maio e a partir de agora as duas empresas licenciadas de Icaraíma estão operando para manter todas as atividades regularizadas. Os dois estabelecimentos são um hotel e a Associação de Operadores de Turismo de Porto Camargo. Com a licença para operarem, as duas poderão fornecer alimentação, transporte e hospedagem de forma segura.

No entanto, conforme o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Rio Paraná, Erick Xavier, as duas precisarão cumprir com os condicionantes estabelecidos. Do contrário, elas terão a autorização cassada e serão alvos de multas. Algumas dessas condições são: ter o transporte habilitado pela Marinha Brasileira, controle de poluição, recolhimento de lixo, proibição de venda de garrafas de vidro e ter equipamentos qualificados para atender a população.

 “O objetivo é profissionalizar e qualificar o turismo na região. Como as pessoas já utilizavam a praia para fazer o uso turístico, vimos que o mais adequado era autorizar as atividades no local. Acreditamos que a ação promove o desenvolvimento do turismo e todos os visitantes poderão ser beneficiados”, conta Eric.

Ainda neste ano o ICMBio pretende lançar um edital de chamamento público para que outras empresas interessadas em fornecer serviços turísticos no local também possam estar realizando as atividades, mediante autorização. O próximo passo do órgão será também possibilitar uma fiscalização aos visitantes para que eles não descumpram a lei que rege o Parque Nacional de Ilha Grande.

 

Comente

Leia também

ponto mais
PIMENTA DOCE
CABINE
PLATA
ICE_BANANA
TUCCA

Mais lidas

CELIO MOBILE
TAKEJIMA
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO