UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.20º34º
|

Paraná

Samu Noroeste recebe 30 viaturas novas para municípios da região

A entrega foi realizada hoje e uma carreata pela cidade foi registrada para comemorar a renovação da frota e os 6 anos de Samu

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 8 de novembro de 2019 12h18

O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) recebeu nesta sexta-feira (8) a entrega de 30 ambulâncias para atendimento do Samu. Do total, 28 são provenientes do recurso do Governo Federal e duas foram cedidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.

A entrega foi feita durante uma cerimônia de comemoração de seis anos de funcionamento do Samu na região. Na solenidade, o secretário de Saúde do estado, Beto Preto, e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, estiveram presentes para oficializar a concessão das viaturas. O evento aconteceu em frente à Prefeitura de Umuarama, na avenida Rio Branco, e reuniu vários prefeitos e representantes dos municípios da região Noroeste.

Para o presidente do Ciuenp, Almir de Almeida, a vinda de novas viaturas é importante para a região, já que as ambulâncias que estavam operando eram do ano de 2010 e 2011. “Como as ambulâncias eram velhas, já estavam com quilometragens avançadas e tínhamos dificuldades de manutenção. Com essas viaturas novas a pretensão é que os custos sejam diminuídos”, diz Almir.

O secretário Beto Preto ressaltou a conquista da região e disse estar feliz em ter vindo para Umuarama. “Parabenizo os prefeitos da região e o Ciuenp por lutarem para que as novas viaturas viessem para a região. Essa é uma oportunidade de mostrar a importância do Samu”, destaca o secretário de saúde do Paraná.

Do total das viaturas recebidas, 28 são provenientes do recurso do Governo Federal e duas foram cedidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde. Umuarama será beneficiada com quatro viaturas, duas básicas, uma de UTI móvel e ainda mais uma que poderá ser utilizada para qualquer tipo de atendimento. Uma delas foi liberada pelo Governo do Paraná.

Além de Umuarama, o estado também beneficiou o município de Ivaiporã com uma viatura. As 28 ambulâncias provenientes do Governo Federal foram distribuídas entre os municípios da região Noroeste. Quatro delas são para UTI móvel e essas foram disponibilizadas para os municípios sede de cada regional: Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Campo Mourão.

As outras 24 são para a renovação de frota e todas são básicas. Os municípios contemplados foram: Cruzeiro do Oeste (1), Cafezal do Sul (1), Altônia (1), Icaraíma (1), Cianorte (2), Rondon (1), Paranavaí (3), Loanda (1), Cruzeiro do Sul (1), Terra Rica (1), Nova Londrina (1), Campo Mourão (2), Goioerê (2), Terra Boa (2), Ubiratã (1), Barbosa Ferraz (1), Iretama (1) e Umuarama (2).

Para o coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ricardo Pessi, as novas ambulâncias auxiliarão no atendimento médico de urgência. “Para o médico do Samu, é fundamental que haja equipamentos novos e que haja o mínimo de transtornos possíveis durante o caminho. Já teve ocasiões, que com as viaturas velhas, a ambulância ‘travou’ e precisamos solicitar a ajuda de uma nova viatura. As novas podem evitar esse tipo de constrangimento”, avalia o médico.

Demanda antiga

A necessidade de viaturas novas para operar no Samu Noroeste é uma demanda antiga da região. No entanto, o Ciuenp fez várias solicitações ao Governo Federal, e o órgão disse que só liberaria novas ambulâncias após o serviço completar cinco anos. Um impasse nesse sentido foi criado pois o Samu completou cinco anos de funcionamento em 2018, já que os serviços começaram a ser operados em 2013. No entanto, somente em 2014 que a operação foi oficializada, o que fez com que o Ministério da Saúde considerasse apenas cinco anos de existência, entregando somente em 2019 as viaturas requeridas pelo Ciuenp.

Conforme a coordenadora do Samu Noroeste, Eliana Beraldo, com a entrega das ambulâncias, provavelmente, algumas que já estavam em funcionamento serão devolvidas às prefeituras dos respectivos municípios.

6 anos de Samu Noroeste

Para comemorar os seis anos de funcionamento do Samu Noroeste e a entrega das novas viaturas uma carreata foi realizada no centro de Umuarama na manhã desta sexta-feira.

Uma ação de orientação à população também foi realizada durante o evento, em frente à Prefeitura de Umuarama. Na ocasião estavam sendo ofertados testes de glicemia, medição do Índice de Massa Corporal (IMC), verificação da pressão arterial, avaliação do risco de doenças cardíacas, indicações sobre como realizar a ressuscitação cardiopulmonar e desengasgos, orientações sobre câncer de mama e a diferença entre as UBS e o serviço de urgência e emergência etc.

Todas as atividades foram desenvolvidas pela 12ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, curso de técnico em enfermagem do Colégio Hilda Kamal e cursos de Educação Física, Enfermagem, Biomedicina, Medicina, Farmácia e Nutrição. Pipocas e algodão doce também foram distribuídos gratuitamente a população pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

Na solenidade de entrega das viaturas estavam presentes os deputados Soldado Adriano e Delegado Fernando.










 






Comente

Leia também

Fabio Rebuci
TUCCA
LAB
ANHAGUERA
CDO

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
GLOBAL_MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla