UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.17º26º
|

Saúde

12ª Regional de Saúde não confirma causa da morte de jovem como meningite

Regional aguarda resultados laboratoriais do Lacen

Apesar de estarem apreensivos, os moradores de Tapira não precisam ficar preocupados, diz a regional
Apesar de estarem apreensivos, os moradores de Tapira não precisam ficar preocupados, diz a regional
Foto: Foursquare

REDAÇÃO O Bemdito 14 de maio de 2019 16h09

A 12ª Regional de Saúde acompanha a morte de um jovem de 19 anos de Tapira que faleceu na última semana. O rapaz teve meningite viral e o falecimento causou preocupação aos moradores da cidade.

O rapaz foi atendido em Tapira e transferido para o hospital Norospar, em Umuarama, onde recebeu o primeiro atendimento. Na sequência ele foi transferido para o Uopeccan, mas teve uma piora e não resistiu.

Em Tapira muitas pessoas ficaram preocupadas com o caso, mas a 12ª Regional de Saúde esclarece que não há motivos para pânico. “É um caso suspeito de meningite viral, e não bacteriana. Não temos conhecimentos dos exames ainda e existe a possibilidade de que ele tenha falecido porque já tinha uma doença de base”, explica Mara Lúcia, enfermeira da 12ª Regional.

De acordo com a regional enquanto o paciente estava internado o quadro dele se agravou, o que não seria ‘normal’ para um homem jovem. Por isso aconteceram duas coletas que foram enviadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Em cerca de 20 dias os resultados devem estar prontos.

Dados relativos à 12ª Regional apontam que de janeiro até agora houve 35 notificações de meningite viral, 4 confirmações de meningite e nenhum óbito pela doença com exceção de um caso importado – um rapaz que veio de Toledo já com a doença e tinha HIV. Ele adoeceu na Capital da Amizade e não resistiu.

Entenda as diferenças

A meningite viral é a forma mais comum da doença e atinge mais crianças pequenas e bebês. A melhora é espontânea, dentro de algumas semanas, e os tratamentos são sintomáticos.

A meningite bacteriana é o tipo mais grave e tem que ser tratada como emergência. Ela pode causar danos no cérebro e causar infecções que podem levar à morte. É necessário o monitoramento hospitalar.

 

Comente

Leia também

União
Helen

Mais lidas

BALAN_DESKTOP
VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
VIVIAN 2