UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.20º34º
|

Saúde

Campanha Novembro Azul alerta sobre prevenção em saúde do homem

Confira a programação de ações que serão desenvolvidas ao longo do mês

Foto: Arquivo OBemdito

ASSESSORIA PMU O Bemdito 5 de novembro de 2019 17h49

A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as unidades básicas de atendimento nos bairros, preparou uma ampla programação para o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção dos problemas de saúde dos homens. Haverá atividades em praticamente todas as unidades ao longo do mês e também no ‘Dia D’, o ponto alto da campanha.

Os homens que se dirigirem aos postos de saúde, nos dias específicos, poderão contar com palestras de orientação, verificação de sinais vitais, atualização de carteira de vacina, testes rápidos (para HIV, Sífilis, Hepatite B e C) previamente agendados, testes de glicose (necessário estar em jejum) solicitação e coleta de exame de PSA, avaliação antropométrica, de saúde bucal e de lesões na pele, avaliação química, prática educativa sobre saúde do homem, alongamento e em algumas unidades haverá até um café da manhã especial e distribuição de brindes.

Haverá ainda atendimento médico e de enfermagem, exame ECG e em alguns locais a presença de equipes dos cursos da área de saúde da Universidade Paranaense (Unipar) e avaliação nutricional. "Vale a pena aproveitar esta oportunidade para verificar como anda a sua saúde. Não deixe de comparecer à UBS mais próxima e certifique-se de que está tudo bem com você. Para a maioria dos males, a prevenção é o melhor tratamento", convidou a secretária municipal da saúde, Cecília Cividini.

Veja a programação completa de todas as unidades:

ESF Bem Estar – O "Dia D" será dia 18/11. Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 21h haverá verificação de sinais vitais, atualização de carteira de vacina, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) previamente agendados, solicitação e coleta de exame de PSA e palestras ministradas pela Dra. Maria Eduarda (às 8h e 14h).

ESF Central – No dia 08/11, às 8h, na Igreja Assembleia de Deus (Praça dos Xetá), haverá prática educativa sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, alongamento, solicitação e coleta de exame de PSA, com a colaboração da Capelania e Loja Alecrim (brindes).

ESF Cidade Alta – No dia 19/11, às 19h30, no salão da igreja do Parque Bonfim, haverá palestra sobre saúde do homem, solicitação e coleta de exame de PSA. O 'Dia D' da unidade será dia 22/11, das 7h às 16h, com avaliação de lesão de pele e da saúde bucal, verificação de sinais vitais, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), teste de glicemia capilar (jejum), atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Cohapar I – No dia 20/11, às 8h, haverá palestra ministrada pelo Dr. Eguimar, atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Cohapar II – No dia 20/11, das 17h às 20h, orientações sobre saúde do homem, avaliação da saúde bucal, verificação de sinais vitais, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), teste de glicemia capilar, atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Cohapar III – No dia 27/11, a partir das 8h, avaliação da saúde bucal, verificação de sinais vitais, teste de glicemia capilar (jejum), atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Guarani/Anchieta – 'Dia D' no dia 20/11, a partir das 14h30, com palestra ministrada pelo Dr. Douglas sobre saúde do homem, avaliação da saúde bucal, orientações médicas e de enfermagem, avaliação antropométrica, solicitação e coleta de exame de PSA. Haverá ainda orientações em sala de espera na unidade de saúde durante todo o mês.

ESF Industrial – No dia 21/11, às 18h, palestra sobre saúde do homem, solicitação e coleta de exame de PSA. Todas as sextas-feiras pela manhã haverá testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) na unidade. A sala de vacina está disponível para atualização de carteira de vacinação.

ESF Jabuticabeiras – No dia 22/11, às 14h, palestra ministrada pela Drª Isabela, avaliação da saúde bucal, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), solicitação e coleta de exame de PSA e café da tarde. Todas as sextas-feiras de novembro, no período da manhã, haverá solicitação de exame de PSA com a enfermeira da unidade.

ESF Jardim Lisboa – Nos dias 6 e 13/11, das 17h30 às 21h30, palestra sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), avaliação da saúde bucal, atendimento médico e de enfermagem, exame ECG, atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA. Palestras diárias às 8h na sala de espera na unidade e nas quintas-feiras, às 8h, no grupo Hiperdia.

ESF Ouro Branco – 'Dia D' dia 6/11, às 8h, na APP Sindicato. Haverá palestra sobre saúde bucal com a dentista da unidade de saúde, verificação de sinais vitais, solicitação e coleta de exame de PSA e café da manhã.

ESF San Remo – No dia 28/11, às 8h, palestra sobre saúde do homem, solicitação e coleta de exame de PSA. No dia 21/11, às 8h30, na Zaeli, haverá palestra para os colaboradores sobre saúde do homem, ministrada pelo Dr. André.

ESF Serra dos Dourados – Nos dias 6 e 27/11, das 17h às 20h, na unidade de saúde, orientações sobre saúde do homem, consulta de enfermagem, verificação de sinais vitais, solicitação de exame e atualização de carteira de vacina. No dia 9/11, das 8h às 11h, orientações sobre saúde do homem, consulta de enfermagem, verificação de sinais vitais, solicitação de exame e atualização de carteira de vacina.

ESF 26 de Junho – No dia 29/11, às 18h, na unidade de saúde, orientações sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, solicitação e coleta de exame de PSA.

UBS Centro de Saúde Escola – 'Dia D' no dia 22/11, das 8h às 12h, com atividades envolvendo os cursos da área da saúde da Unipar, solicitação e coleta de exame de PSA, orientação nutricional, análise química de pele e orientações de cuidados básicos.

UBS Lovat – No dia 14/11, às 14h, palestra ministrada pelo Dr. Diego Azevedo sobre saúde do homem, solicitação de exame de PSA, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e atualização de carteira de vacina.

UBS Nova Jerusalém – No dia 26/11, às 14h, ação voltada à saúde do homem, solicitação de exame de PSA e palestra ministrada pelo Dr. Edison.

UBS Roberto Silveira – No dia 21/11, às 9h, ação voltada à saúde do homem, teste de glicemia capilar (jejum), solicitação de exame de PSA e palestra com o Dr. Edison.

UBS Santa Eliza – No dia 23/11, das 8h às 12h e das 14h às 17h, palestra sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, teste de glicemia capilar (jejum), avaliação da saúde bucal, atualização de carteira de vacina e solicitação de exame de PSA. No dia 30/11, das 8h às 12h e 14h às 17h, palestra sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, teste de glicemia capilar (jejum), atendimento médico, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e solicitação de exame de PSA.

UBS Sonho Meu – No dia 23/11, das 8h às 11h30, palestra ministrada pelo Dr. Guilherme, solicitação e coleta de exame de PSA.

UBS Vila Nova União – No dia 20/11, às 9h, na unidade de saúde, haverá ação voltada à saúde do homem, teste de glicemia capilar (jejum), solicitação de exame de PSA, atualização de carteira de vacina e palestra ministrada pelo Dr. Edison.

Comente

Leia também

TUCCA
Fabio Rebuci
LAB
CDO
ANHAGUERA

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
GLOBAL_MOBILE