Cardoso: intensificação das campanhas aumentou procura por exames preventivos  Foto: Rosi Rodrigues/Movimento Saúde
Cardoso: intensificação das campanhas aumentou procura por exames preventivos Foto: Rosi Rodrigues/Movimento Saúde

Campanhas de prevenção surtem impacto positivo entre os homens

Para o médico urologista Dr. Jorge Cardoso, as campanhas de prevenção têm impacto positivo na saúde da população, especialmente entre os homens.

“As mulheres têm o hábito de realizar exames preventivos com  muito mais frequência do que os homens. Nesse sentido, as campanhas têm sido positivas especialmente para a população masculina,”, afirma.

De acordo com o médico, nos últimos anos, depois que as campanhas educativas de saúde se intensificaram em todo o Brasil, aumentou o número de pacientes em busca de exames preventivos.

“Sempre que a população tem conhecimento e informação, isso ajuda no seu acesso aos cuidados médicos”, ressalta o especialista. Para ele, a educação para saúde é um direito do cidadão.

Campanhas como o Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, integram a Política Nacional de Promoção da Saúde e contam com a adesão de Estados, Municípios, Organizações Não Governamentais, empresas e voluntariado.

O objetivo é o desenvolvimento de iniciativas visando à informação e conscientização da população brasileira sobre a importância da prevenção e da adoção de hábitos saudáveis, estimulando o cidadão e a coletividade a assumir o seu papel no controle de doenças.

“E as campanhas ajudam na orientação e conscientização da importância dos cuidados com a saúde para a nossa qualidade de vida”, reitera.

As campanhas de saúde ajudam a promover hábitos como alimentação saudável e atividades físicas

(Movimento Saúde)

Comente

Veja Também