O evento contou com a presença do secretário Caputo Neto e de outras autoridades  Foto: Rosi Rodrigues/Movimento Saúde
O evento contou com a presença do secretário Caputo Neto e de outras autoridades Foto: Rosi Rodrigues/Movimento Saúde

Centro Mãe Paranaense: estrutura impecável a serviço das gestantes da Amerios

O novo Centro Regional Mãe Paranaense da 12ª Regional de Saúde inaugurado na manhã desta segunda-feira (26), foi criado para combater a morte materno-infantil na região da Amerios. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e de outras autoridades.

O investimento é de R$ 150 mil por mês, através de financiamento do governo do Estado, por prazo indeterminado. A gestão é compartilhada entre a 12ª Regional de Saúde e a Norospar.

A vocação materno-infantil do hospital Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná) foi fundamental para a implantação do novo serviço.

“O esforço conjunto é na tentativa de minimizar o número de mortes materno-infantis na região, que ainda hoje preocupa. Atendimento padrão diferenciado foi criado com o compromisso de melhorar o atendimento da gestante e do recém-nascido de alto risco”, disse o médico ginecologista e obstetra Salin Aboou Rahal, da Norospar.

Para a diretora da 12ª Regional de Saúde do Paraná, Creagair Oliveira, o Centro Regional Mãe Paranaense é uma evolução no atendimento à gestante de alto risco da região.

“Aqui gestantes e mães com crianças de alto risco serão atendidas com muito mais comodidade. Além de todos os atendimentos centralizados em um único local, terão muito mais conforto e comodidade nas instalações que foram planejadas e preparadas especialmente para o atendimento desse público, como a sala de descanso com fraldário, por exemplo, onde a gestante poderá permanecer em repouso até a hora de retornar à sua cidade de origem”, disse a diretora.

O Centro Mãe Paranaense da 12ª Regional de Saúde e Norospar vai atender entre 230 e 250 gestantes por mês e uma média de 100 crianças/mês, através de sistema de agendamento integral, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. O prédio fica na rua Ministro Oliveira Salazar, 4708, próximo a agência dos Correios.

Força política

Para o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, a inauguração de mais este Centro Mãe Paranaense é a concretização do trabalho realizado desde que assumiu a pasta, em 2011. “Trabalhamos muito para reorganizar e colocar o sistema para funcionar. Os resultados só foram possíveis graças à união de todos e de muita luta”, ressaltou.

Caputo, que deixa a pasta dentro de alguns dias para disputar novamente o cargo de deputado estadual, aproveitou para fazer um balanço da gestão e agradecer as inúmeras parcerias na região.

Segundo ele, o deputado Márcio Nunes foi um dos idealizadores do Centro Mãe Paranaense da 12ª Regional de Saúde e Norospar e de outras obras já concretizadas na região. O secretário também referenciou o trabalho do deputado estadual Fernando Scanavaca e do deputado federal Osmar Serraglio, ambos muito atuantes e sensíveis às demandas da saúde.

Segundo Caputo, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, teve um papel crucial no desenvolvimento e no sucesso das políticas públicas de saúde desenvolvidas no Paraná, como o HospSus e a ampliação da rede de atenção primária. “A atenção do Ministro devolveu ao Paraná seu potencial de investimento e tornou possível toda a reestruturação que promovermos na Saúde”, destacou Caputo.

O evento contou ainda com a participação do deputado estadual Marcio Nunes, da secretária de saúde Cecília Cividini representando o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, da diretora da 12ª Regional de Saúde, Creagair Aparecida de Oliveira, do diretor do Norospar Salem Abou Rahal, do presidente do Norospar Pedro Ruiz Filho, do diretor do Hospital Cemil , Dr. João Jorge Hellu, do diretor do Hospital Uopeccan Wanderley Rosa, do presidente do Cisa e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, do presidente da Amerios e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, além de diversos prefeitos e vereadores da região.

Estrutura impecável

O Centro Mãe Paranaense da 12ª Regional da Saúde e Norospar conta com uma estrutura impecável e equipe multidisciplinar, treinada para o atendimento integral à gestante e ao recém-nascido de alto risco.

A equipe contam com: 2 enfermeiras, 2 obstetras, 1 pediatra, 1 nutricionista, 1 assistente social, 1 Psicologa, 2 recepcionistas, além de outros técnicos e equipe de limpeza e manutenção.

Está equipada com mesas obstétricas, macas, utensílios e equipamentos para o atendimento médico ambulatorial de gestantes e crianças. O Centro possui ainda 2 cardiotocos e 2 aparelhos de ultrassom.  

O prédio é amplo e confortável, com acesso fácil para ambulâncias e outros veículos de transporte de pacientes. Possui: recepção, auditório, almoxarifado, sala de reuniões, 2 banheiros, sala de descansado com fraldário, 4 banheiros, sala Enfermagem, 2 salas de Obstetrícia, sala Pediatria, sala Nutrição, sala Psicologia, sala Serviço Social, Brinquedoteca e Cantinho da amamentação.

(Movimento Saúde)

Comente

Veja Também