UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º33º
|

Saúde

Centro Mãe revoluciona atendimento à gestante em Umuarama e região

Foto: Divulgação

REDAÇÃO O Bemdito 4 de dezembro de 2018 21h22

Gestantes e bebês de alto risco pertencentes aos 21 municípios da 12ª Regional de Saúde contam, desde março de 2018, com os serviços especializados do Centro Regional Mãe Paranaense, responsável pela organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

Uma das principais projeções da gestão compartilhada, entre a 12ª Regional de Saúde e  Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná), é reduzir acentuadamente índices como o de mortalidade infantil, o mais preocupante, em um curto espaço de tempo.

O Centro Mãe, como é carinhosamente chamado, engloba ações que envolvem a captação precoce da gestante de alto risco por intemérdio das agentes comunitárias dos municípios, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a realização de 17 exames complementares, conforme protocolo da Secretaria Estadual de Saúde, classificação de risco das gestantes e das crianças, garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco e a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional.

"Os atendimentos contemplam gestantes e crianças de risco intermediário e alto risco dos municípios da região. No caso de Umuarama, são atendidas gestantes de alto risco. As crianças umuaramenses de alto risco são acompanhadas no Centro Saúde Escola, na Unipar", explica a enfermeira obstetra Sônia Gazin.

Embora a rede tenha como público alvo as mulheres e crianças, as ações implantadas buscam promover a qualidade de vida de toda a família. “Assegurar uma gestação segura e saudável é o pilar da iniciativa”, ressalta.

Patamar de excelência

As gestantes, mães e bebês passaram a usufruir de maior comodidade, a começar pela centralização dos atendimentos em um único local. As instalações foram planejadas e preparadas especialmente para o atendimento desse público, como no caso da sala de descanso com fraldário.

O Centro Mãe atende entre 230 e 250 gestantes e 100 crianças, em média, mensalmente. Integram a equipe duas enfermeiras, três  obstetras, dois pediatras, nutricionista, assistente social,  psicóloga, duas enfermeiras especializadas, duas recepcionistas e colaboradores responsáveis pela limpeza e manutenção.

 

 

O prédio, na rua Ministro Oliveira Salazar (centro), é amplo e confortável, com acesso fácil para ambulâncias e outros veículos de transporte de pacientes, possuindo recepção, auditório, almoxarifado, sala de reuniões, dois banheiros, sala de descanso com fraldário, quatro banheiros, sala de enfermagem, duas salas de obstetrícia, sala de pediatria, sala de nutrição, sala para consultas com a psicóloga, sala de serviço social, brinquedoteca e cantinho da amamentação.

O centro está equipado com mesas obstétricas, macas, utensílios e equipamentos para o atendimento médico ambulatorial do público-alvo. Conta ainda com equipamentos para exames de cardiotocografia e ultrassom.

O atendimento ocorre através do sistema de agendamento integral, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Comente

Leia também

INNOVARE
katar
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
YAZIGI
PRO-OFTALMO
REGINA

Mais lidas

GASTRO - Dr. Gilberto
NATAL PMU
OFERTA_VIVIAN 2
OFERTA_VIVIAN 1
PRISMA
WIZARD
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
CASTELO_BRANCO