Ana Carolina Lopes sugere maneirar na carne vermelha por alguns dias e ficar longe das bebidas alcoólicas  Foto: Movimento Saúde
Ana Carolina Lopes sugere maneirar na carne vermelha por alguns dias e ficar longe das bebidas alcoólicas Foto: Movimento Saúde

Chocolate em excesso pode causar intoxicação e problemas no fígado

A Páscoa já passou, mas muita gente tem estoques de ovos de Páscoa, bombons, doces e chocolates que poderiam durar até o ano que vem, mas a maioria come tudo de uma vez. 

É nesta época que os exageros costumam acontecer. Além de engordar, o consumo exagerado de chocolates pode causar intoxicação e é um perigo para fígado.

“Comer chocolate em excesso pode causar intoxicação alimentar em crianças e adultos. Os sintomas mais comuns incluem vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia e podem durar até 8 dias”, alerta a médica Ana Carolina Lopes, que é pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN.

Segundo ela, quando comemos muitos doces de uma só vez, o organismo libera mais insulina a fim de transformar a glicose (açúcar no sangue) em energia para os músculos. “Isso pode provocar mais vontade de comer doces ainda”, reitera.

O ideal é controlar e fugir dos excessos. “Depois de muita gordura, leite, açúcar, o ideal é consumir alimentos mais leves, como frutas e verduras. Se exagerou no chocolate, o ideal é maneirar na carne vermelha por alguns dias e ficar longe das bebidas alcoólicas”, destaca a médica. 

Beber bastante água, evitar refrigerantes e consumir mais sucos naturais e chás também são dicas de ouro para quem abusou do chocolate nesta Páscoa.

(Movimento Saúde)

Comente

Veja Também