UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.15º22º
|
GASTRO - Dr. Gilberto
NETSET TESTE**

Saúde

Cisa promove workshop gratuito sobre disfagia para enfermeiros e técnicos

A fonoaudióloga do Cisa, Alexandra Lopes, coordena o processo de inscrições do evento
A fonoaudióloga do Cisa, Alexandra Lopes, coordena o processo de inscrições do evento
Foto: Movimento Saúde

REDAÇÃO O Bemdito 16 de maio de 2018 11h32

Estão abertas as inscrições para o workshop Intervenção da Equipe Multidisciplinar em Pacientes com Disfagia, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios- CISA-AMERIOS, que acontece na sexta-feira (18). O curso é gratuito e podem participar enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios consorciados.

As inscrições podem ser realizas através do fone/whats (44) 99967-2140 ou (44) 3623-2728 das 7 às 11 horas, no Serviço de Fonoaudiologia do Cisa, com a fonoaudióloga. Alexandra Lopes. As inscrições também podem ser feitas pelo email: fonocisa@cisaamerios.com.br.

O workshop foi organizado tendo em vista o grade número de pacientes com disfagia tratados no Cisa.

“O paciente com disfagia orofaríngea tem dificuldades ou problemas para engolir. Ocorre frequentemente em pacientes com doenças neurológicas, como parkinson, paralisia cerebral, doenças degenerativas ou que tiveram doenças ou traumas na região da boca ou garganta”, explica a fonoaudióloga do Cisa.

Segundo Alexandra Lopes, quando os profissionais trabalham integrados, o tratamento deste paciente é mais efetivo. “Este encontro vai servir para trocar informações e unificar os protocolos de atendimento. Se não tratada corretamente, a disfagia pode resultar em desnutrição ou desidratação, comprometendo a saúde global do paciente”, destaca.

Confira a programação:

9h- abertura

9h30 às 12h- palestras (fonoaudióloga Alexandra Lopes Rino, enfermeira Caroline Ferrari, nutricionista  Michele Cordeiro e psicóloga Cintia Daiane Schirmer Richert) 

12h30-  almoço

14h às 17h- palestras (Fernando Cesar Cardoso Maia Filho/otorrino, Michele Cordeiro/nutrição, Silas Fernando Pessoa de Souza/clínica geral e Francisco Carlos Estevez Alvarez, médico do serviço de gastroenterologia do hospital Nossa Senhora Aparecida)

(Movimento Saúde)

Leia também

Comente

Serão moderados e passíveis de não publicação e/ou exclusão os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como a divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, bem como palavras chave, tais como eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas dessa espécie. Essa restrição permanecerá até o final do período eleitoral.

HOYER - 20% Desconto
PRO-OFTALMO
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
RINOPLASTIA - Dr. Ricardo

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 2
TOPWAY - Bike Indoor
OFERTA_VIVIAN 1
BLACK RIGOR
OBEMDITO - WhatsApp
ECODE - Sites
ACIU - Ponta de Estoque