UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º28º
|

Saúde

Crianças de Xambrê recebem atendimento odontológico de acadêmicos da Unipar

Professora Vanessa Rodrigues orienta acadêmicos nos atendimentos
Professora Vanessa Rodrigues orienta acadêmicos nos atendimentos
Foto: Assessoria Unipar

ASSESSORIA UNIPAR O Bemdito 8 de julho de 2019 11h31

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense fechou uma parceria com o Ministério Público de Xambrê para levar saúde bucal às crianças do município. Com a participação de 35 acadêmicos, uma grande ação já aconteceu.

A iniciativa veio do Promotor de Justiça Mario Augusto de Lucena que, ao realizar uma pesquisa com os profissionais da saúde da cidade sobre as falhas na saúde básica, identificou a saúde bucal como prioridade. A partir do contato com a professora Vanessa Rodrigues, estabeleceu-se a parceria com a Unipar.

Nessa primeira etapa da ação, grupos de acadêmicos estiveram nas escolas da cidade e distritos, onde realizaram avaliação bucal. Foram contempladas 624 crianças do ensino fundamental e médio. Todo o trabalho foi coordenado pela professora Vanessa. "Fizemos um levantamento de cada caso e, aqueles que necessitam de atendimento, serão encaminhados para a Clínica Odontológica da Unipar", informa.

A acadêmica Karoline Prado, que participou da ação, conta que foi uma experiência gratificante: "Foi uma oportunidade de estar fora da sala de aula, em contato com as comunidades, vivenciando a realidade de cada uma... Isso é fundamental para nossa aprendizagem. Mais do que isso, poder interagir e proporcionar benefícios para pessoas que têm essa carência foi excepcional".

A acadêmica Gabrielly Vieira, que também estava na equipe da Unipar, ressalta que essa experiência é um diferencial na graduação: "Ações como essa nos permitem colocar em prática as teorias adquiridas em sala de aula e acrescentam muito conhecimento à nossa formação, de modo que saímos da universidade melhor preparados para o mercado de trabalho".

Diante do sucesso da ação, a assessora do promotor, Maiara Gouveia, conta que o objetivo é expandir o atendimento odontológico, tanto na cidade de Xambrê, quanto nos distritos.

Acadêmicos realizam avaliação bucal em crianças no Colégio Estadual Paulo VI


Mais de trinta acadêmicos participaram da ação, que atendeu mais de 600 crianças

 

Comente

Leia também

ponto mais
CABINE
ICE_BANANA
PIMENTA DOCE
PLATA
TUCCA

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO