DESKTOP INTERNA Banner 1000x120
O médico otorrinolaringologista Fernando Maia recomeda moderação no consumo do chocolate  Foto: Danilo Martins
O médico otorrinolaringologista Fernando Maia recomeda moderação no consumo do chocolate Foto: Danilo Martins

Especialista alerta: Chocolate em excesso pode causar tontura e zumbido no ouvido

A época é propícia e pede chocolate. É difícil ignorar o produto, que é delicioso, aparece a todo o momento nas redes sociais, nos comerciais de televisão e é oferecido como presente por quem mais amamos. Contudo, é necessário moderação ao consumir.

Poderosa fonte de energia, o chocolate ajuda o raciocínio e pode ser uma boa pedida naqueles momentos de desânimo ou cansaço durante o dia. Mas nem tudo é doçura no chocolate. Muito calórico e algumas receitas, especialmente de bombons e doces a base de chocolate são extremamente açucarados.O excesso de chocolate  pode causar reações indesejáveis, devido a mistura de açúcar e cafeína 

Além de engordar, o excesso de chocolate pode provocar reações indesejáveis, como tontura e zumbido no ouvido. O alerta é do médico otorrinolaringologista Fernando Maia (CRM-PR 35967 / RQE 20770).

Segundo ele, isso acontece devido ao açúcar e a cafeína juntos, contido no chocolate. “Algumas pessoas sofrem com aumento da insulina, devido ao aumento no açúcar (glicemia), que, associado com a estimulação excessiva feita pela cafeína, bagunçam todo o funcionamento interno do ouvido. Não raro, as pessoas sentem muitas tonturas e zumbido repentino”, diz o médico.Tontura e zumbido podem ser reações adversas do consumo exagerado do chocolate 

O doutor Fernando Maia dá algumas dicas para não sofrer os efeitos colaterais do chocolate e aproveitar a páscoa com mais saúde e alegria. Acompanhe:

 

- Coma com moderação (pelo menos tente…);

- Escolha os chocolates com maiores porcentagens de cacau. O ideal é acima de 55%;

- Substitua chocolates ao leite pelos chocolates diets, que não contém açúcares.

Se mesmo com a diminuição do consumo de chocolates os sintomas persistirem, procure ajuda médica 

Se os sintomas persistirem, procure ajuda médica. O otorrinolaringologista, com conhecimento em Otoneurologia é o profissional preparado para o diagnóstico e tratamento das tonturas, zumbidos e outros distúrbios do equilíbrio corporal.

 

SERVIÇO

O médico Fernando Maia é Graduado em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista no ano de 2010. Tem Complementação Especializada (Fellowship) em Otoneurologia Clínica, na Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Membro e Titulado Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Residência em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial pelo Hospital Regional de Presidente Prudente-SP.  Docente de Cursos de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista  (UNOESTE). 

 

Local de atendimento: Clínica Oxicare. Av. Manaus, 3320 – Umuarama-PR. Tel: (44) 3038-2700.

 

CLIQUE NA IMAGEM E VISITE A PÁGINA NO FACEBOOK 

MOBILE INTERNA - GASTRO

Comente

Veja Também

Anúncio Teste DOTHCOM 941x91
Banner teste 320x100