UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º34º
|

Saúde

Mais avançada tecnologia de tomografia óptica já está disponível em Umuarama

Foto: Ricardo Aires

REDAÇÃO O Bemdito 10 de setembro de 2018 12h33

A OCT (Tomografia de Coerência Óptica) Avanti é uma máquina que proporciona atendimento diferenciado nos exames de retina, glaucoma e córnea.

A tecnologia permite avaliação importante para pacientes com suspeita de glaucoma e acompanhamento de progressão da doença , assim como diagnóstico e classificação da degeneração macular relacionada à idade. Novos medicamentos auxiliam no tratamento da fase exsudativa.

A Pró-Oftalmo, de Umuarama, é pioneira no cenário regional na utilização do moderníssimo aparelho. "O Angio OCT permite uma avaliação minuciosa da retina e dos micro-vasos, sem a utilização de contraste, sem efeitos colaterais e sem desconforto para o paciente", explica o oftalmologista Jefferson Batista.

O OCT Avanti ainda permite visualizar camadas da retina em ampla profundidade, além de ajustar o contorno do disco óptico a aspectos singulares do paciente, como etnia, gênero e idade, e gerar o mapa epitelial da córnea para rastrear precocemente o ceratocone.

A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte posterior do olho (retina). Quando mal controlada, a glicemia é um fator de risco. Os primeiros sintomas incluem 'moscas volantes', borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores. Também pode ocorrer cegueira.

"A boa notícia é que, com um simples controle anual por meio de exames como mapeamento de retina, a doença pode, sim, ser previamente detectada e devidamente controlada", ressalta o especialista.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença do nervo óptico, cujo principal fator de risco é o aumento a pressão intra-ocular. É considerado uma doença silenciosa e provoca a perda progressiva da visão. O dano causado ao nervo óptico é permanente e irreversível.

Por isso, quanto mais cedo diagnosticado, melhores são as chances de tratamento, que tem o objetivo de preservar a visão e o campo visual que a pessoa ainda possui. Ele pode ser clínico, com a prescrição de colíriose medicamento tópicos, implantes de drenagem (MIGS), tratamento a laser e cirurgias, dependendo do caso do paciente.

A OCT (Tomografia de Coerência Óptica) é um exame capaz de ver detalhadamente o nervo óptico e a retina. Este aparelho é fundamental para os pacientes com glaucoma, sendo o mais avançado em diagnóstico e controle da progressão.

Agende sua consulta com um especialista.

Dr. Jefferson Batista (CRM-23258) é especialista em doenças da retina, membro da Sociedade Brasileira de Retina e Glaucoma.

Serviço - Pró-Oftalmo (Clínica e Cirurgia de Olhos)

Rua Perobal, 4184 - centro

Telefone - (44) 3622-7600

Leia também

Comente

Serão moderados e passíveis de não publicação e/ou exclusão os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como a divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, bem como palavras chave, tais como eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas dessa espécie. Essa restrição permanecerá até o final do período eleitoral.

RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
ORAL SIN - Aniversário
HOYER - 20% Desconto
NEIDE KUMAGAI - Hipnose

Mais lidas

katar
churrascaria
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla