UmuaramaSol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.19º27º
|

Saúde

Mortes por gripe mais que dobram no Paraná em 2019

Foto: Arquivo/Ricardo Trindade/OBemdito

O Bemdito 6 de junho de 2019 07h54

O novo boletim da gripe divulgado nessa quarta-feira (5) pela Secretaria Estadual da Saúde confirmou 43 mortes em decorrência da gripe no Paraná desde o início do ano. O número é bem maior que o do mesmo período de 2018. O boletim divulgado no dia 6 de junho de 2018 mostrava que eram 18 as mortes por gripe até então. O óbitos neste ano, portanto, aumentaram 138,8%.

Neste ano a maior parte das mortes foram causadas pelo H1N1 (38), seguido do H3 (4) e um caso do vírus B (linhagem Victória). No ano passado as maioria das mortes até o dia 6 de junho foram causadas pelo H3 (11 casos). O H1N1 foi responsável por seis ocorrências.

Além dos casos de morte, a secretaria de Saúde registrou 33 novos casos da gripe Influenza no Paraná. Desde o início do ano, o Estado já confirmou 146 casos. São quadros de gripe que se agravaram e foi necessária a internação do paciente.

De acordo com o enfermeiro coordenador da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde, Renato Lopes, a maneira mais eficaz para se proteger da gripe é a higiene das mãos. “Lavar as mãos com frequência deve se tornar um hábito. Esta é a melhor maneira de se proteger não só da gripe, mas também de outras doenças”, afirma.

Estado ainda tinha cerca de 600 mil doses de vacina

A vacinação para os grupos prioritários da campanha nacional foi encerrada dia 31 de maio. A cobertura vacinal desses grupos ficou em 83,91% no Paraná. O saldo de vacinas, aberto à população em geral, era de cerca de 1 milhão de doses, deste total, até ontem, cerca de 376 mil doses haviam sido aplicadas em todo o Paraná, segundo dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde.

(Bem Paraná)

 

Comente

Leia também

CURSO
CAMPESTRI
LAB
TUCCA
Baruck
Fabio Rebuci

Mais lidas

GAZIN
OFERTA VIVIAN 1
TOYOTA
OFERTA VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla