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Saiba quando o ronco é considerado anormal e veja dicas para dormir melhor

A maior característica do ronco da apneia é ele ser ressuscitativo. Durante a noite a pessoa passa um curto período, às vezes de até três segundos, sem respirar. Depois disso, emite um ruído forte, semelhante a um grunhido, como se estivesse recuperando a respiração.

Na apneia do sono a pessoa deixa de respirar por um breve período. Mas isso não acontece em 100% dos casos e normalmente não é a pessoa que nota, mas quem dorme com ela. Por isso é importante conversar com o parceiro.

É importante também ressaltar que se a pessoa não abre a boca durante o sono, não significa que ela não esteja roncando. A boca aberta propaga mais o ruído, é claro, e é um forte indicativo de que não se respira direito pelo nariz, tanto que se está fazendo a troca gasosa pela boca, que não tem essa função.

No entanto, tem muitas pessoas que roncam mesmo com a boca fechada.F echar a boca do parceiro ou amigo que está roncando não soluciona o problema, mas prestar atenção no padrão do ruído que ele produz pode ser um bom indicativo de qual o problema dele.

A melhor forma de diagnosticar o ronco é através da polissonografia. Nesse exame são analisados a atividade cerebral, o movimento ocular (indicativo do REM, etapa profunda do sono), a atividade muscular de pernas, braços e mento (região da mandíbula e queixo), o fluxo e a área da respiração, o esforço respiratório e o nível de oxigênio, além da atividade cardiovascular.

 

Dicas para dormir melhor

- Faça a última refeição até às 20h. Prefira pratos leves e de fácil digestão.

- Evite alimentos estimulantes, como chá preto, café e refrigerantes.

- Faça alguma atividade física, mas prefira fazê-la antes das 18h.

- Reduza a luz do ambiente, isso ajuda o cérebro a secretar o hormônio do sono.

- Faça atividades agradáveis à noite, como ouvir música ou ler, mas fora do quarto de dormir.

- Se possível, cochile mesmo que por pouco tempo durante o dia.

- Estabeleça uma rotina e procure dormir sempre no mesmo horário.

- Tire o relógio do ambiente que dorme, isso gera ansiedade.

- Evite ficar na cama “esperando o sono chegar”, só se deite quando for dormir.

 

Vantagens de uma noite bem dormida

Uma noite bem dormida tem uma série de vantagens: previne gripes e resfriados, protege da obesidade (a privação de sono desregula os hormônios de fome e saciedade e, com isso, come-se mais, aumentando a taxa de massa corporal), mantém a saúde cardíaca e a saúde mental e controla a glicemia.

O sono faz uma faxina e organiza as funções cerebrais. Consolida-se a memória, fica-se menos ansioso, irrequieto, diminuem-se os transtornos de humor, como depressão e ansiedade. Tudo isso, porque é no sono que as células fazem as reparações necessárias no organismo.

 

Benefícios do chá de hortelã

Chás são calmantes e normalmente considerados os melhores amigos do sono. Como quem ronca pode estar dormindo mal, ter um recurso que ajuda na qualidade do sono sempre é indicado. Aliar o poder dos chás para o sono com uma erva com propriedades excelentes para a saúde do nariz é melhor ainda! É o caso da hortelã.

Rica em mentol, ela é excelente descongestionante nasal, eliminando o catarro do nariz e impedindo a sua obstrução, um dos fatores causadores do ronco, já que ele está diretamente relacionado à respiração errada, com foco pela boca. Outro ponto positivo para a hortelã é que ela pode ajudar a emagrecer.

Para potencializar suas propriedades respiratórias, adoce seu chá com mel e beba antes de dormir. Mas cuidado! Pessoas com anemia não devem abusar da hortelã, já que ela pode atrapalhar a absorção do ferro. Além disso, gestantes também devem tomar cuidado, já que a planta favorece as contrações uterinas.

 

(Fonte: www.revistavivasaude.uol.com.br)

 

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