UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.20º34º
|

Saúde

Samu e bombeiros conseguem reverter parada cardiorrespiratória

Homem foi encaminhado ao hospital após cerca de 40 minutos de esforço dos socorristas

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 5 de novembro de 2019 18h41

Um homem foi socorrido por equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros de Umuarama após sofrer uma parada cardiorrespiratória (PCR) no final da tarde desta terça-feira (5). Conhecido por Marimbondo na comunidade, ele estava em um estabelecimento comercial em frente ao mercado Parati, na esquina da avenida Vitória com a rua Afonso Pena.

Conforme uma senhora que estava no local, ela viu quando a vítima da PCR estava na calçada do bar e caiu. Já deitado, ele vomitou e ficou inconsciente. O bar estava fechado.

Populares acionaram o Samu, informando que havia uma pessoa caída na calçada. Foi encaminhada uma ambulância com equipe do suporte básico. Quando chegaram, os socorristas se depararam com a situação de PCR e pediram apoio para outra equipe, desta vez do suporte avançado.

De acordo com a médica Daniela Lopes de Souza, do Samu, a equipe do suporte básico estava fazendo a reanimação da vítima quando os demais socorristas chegaram. Todo o ciclo de reanimação durou cerca de 40 minutos. Duas equipes do Corpo de Bombeiros também foram para o local auxiliar no socorro. O trânsito chegou a ser interrompido no local para que os socorristas atuassem com mais segurança.

Quando o paciente se encontrava mais estabilizado, foi encaminhado pelo Samu ao hospital Uopeccan (plantão).

A médica ainda informou que o homem teve uma convulsão e se engasgou com o próprio vômito. Ela acrescenta que em sua boca havia resíduos de alimentos e que ele estava com hálito etílico.

Populares que acompanharam o trabalho dos socorristas disseram não saber o nome dele. O paciente não portava documentos.

Simultaneamente, enquanto a parada cardiorrespiratória era revertida, outra equipe do Samu se deslocou para atender a um homem de 81 anos que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). O caso foi registrado na avenida dos Expedicionários, na Zona V. Este paciente também foi socorrido com sucesso e encaminhado ao hospital de plantão.


 

 

Comente

Leia também

Fabio Rebuci
TUCCA
ANHAGUERA
LAB
CDO

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 2
OFERTA VIVIAN 1
GLOBAL_MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla