UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.19º31º
|

Saúde

Secretaria de Saúde confirma 50 novos casos de sarampo no Paraná

Boletim aponta que na 12ª Regional de Umuarama três casos suspeitos da doença foram descartados

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

AEN/REDAÇÃO O Bemdito 29 de novembro de 2019 10h53

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu nesta quinta-feira (28) um novo boletim epidemiológico com dados do sarampo no Paraná. Até 27 de novembro, 479 pessoas no Estado tiveram ou estão com a doença atualmente. São 50 novos casos. Curitiba registra a maior concentração, com 306 confirmações – há mais 129 em municípios da Região Metropolitana.

Na RMC, foram confirmados 10 casos de sarampo em Almirante Tamandaré; 3 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 2 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 12 em Campo Largo; 1 em Campo Magro; 32 em Colombo; 3 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu, 1 na Lapa; 1 em Mandirituba; 21 em Pinhais; 13 em Piraquara; 1 em Quatro Barras; 6 em Rio Branco do Sul; e 17 em São José dos Pinhais.

No Interior do Estado, o boletim traz 2 confirmações em Castro; 1 em Ponta Grossa; 3 em Irati; 1 em Cruz Machado; 1 em General Carneiro; 3 Paulo Freitas; 8 em União da Vitória; 3 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 5 em Jacarezinho; 1 em Toledo. No Litoral, a cidade de Matinhos confirmou 1 caso da doença.

Além de Matinhos, o informe desta semana traz também confirmações de casos de sarampo em Campo Magro e Cruz Machado.

Boletim aponta que na 12ª Regional de Umuarama três casos suspeitos da doença foram descartados.

Vacinação

Neste sábado (30) acontece o Dia D de vacinação contra o sarampo. Unidades de saúde de todo o Paraná estarão abertas para que mais pessoas possam receber as doses. O público-alvo desta etapa são jovens com idade entre 20 e 29 anos, faixa etária com maior incidência da doença. “O sarampo é bastante perigoso e potencialmente evitável. A vacina é a forma de prevenir e é gratuita. Vá no sábado até a unidade de saúde e se vacine, isso beneficia toda a população”, destaca o secretário estadual, Beto Preto.

Em Umuarama a campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (29). A Prefeitura informa que desde o início de novembro, as UBS estão abrindo em horário prolongado (das 17h às 20h, além do funcionamento normal) para atender a toda a população nos bairros.

Devido à baixa procura da população pela vacina aos sábados, e visando uma maior adesão da população, a Secretaria Municipal da Saúde adotou a estratégia de vacinar até mais tarde durante a semana para atender melhor ao público-alvo desta etapa (20 aos 29 anos).

 

 

Comente

Leia também

PET
LAB
TUCCA
Baruck
PLAY GAMES
Fabio Rebuci

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 2
OFERTA VIVIAN 1
GLOBAL_MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla