UmuaramaSol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.19º27º
|

Saúde

Não há previsão para que hemonúcleo de Umuarama volte a atender em período integral

Todavia, Secretaria de Estado da Saúde ressalta que deve haver convocação de aprovados em concurso para amenizar a situação

Para amenizar a falta do médico que se aposentou a Sesa promete convocar aprovados no concurso
Para amenizar a falta do médico que se aposentou a Sesa promete convocar aprovados no concurso
Foto: Arquivo/OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 12 de junho de 2019 12h55

O hemonúcleo de Umuarama não fará coleta de sábado neste mês de junho de devido à falta de médicos. O problema já se arrasta há três semanas e, contrariando as expectativas da coordenação, ainda não existe previsão para que o atendimento seja regularizado.

O atendimento nos dias de semana tem se restringido ao período da manhã, o que dificulta a vida dos doadores. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) um médico que estava lotado no hemonúcleo se aposentou e outro está de férias, por isso o atendimento só pode ser feito pela manhã, quando um profissional está lá.

Em nota a Sesa disse que “conforme legislação vigente, Portaria Consolidada N5 de 2017 anexo IV, deve haver um médico durante o processo de atendimento aos doadores. Mesmo com a redução de horário, não houve e não haverá desabastecimento de hemocomponentes aos hospitais e pacientes, pois se houver necessidade a rede Hemepar fará o fornecimento.”

Para amenizar a falta do médico que se aposentou a Sesa promete convocar aprovados no concurso realizado em 2016 pelo Governo do Estado. Ao todo serão chamados 50 novos servidores para e hemorrede, no entanto, ainda não há data para que isso seja feito.

 

Comente

Leia também

Fabio Rebuci
TUCCA
CAMPESTRI
Baruck
CURSO
LAB

Mais lidas

TOYOTA
OFERTA VIVIAN 2
GAZIN
OFERTA VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla