UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.21º33º
|

Saúde

SUS incorpora oxigenoterapia hiperbárica, indicada para pé diabético

Foto: Divulgação

REDAÇÃO O Bemdito 7 de novembro de 2018 06h06

O ar que respiramos também pode ser terapêutico. Eis a premissa das câmaras hiperbáricas – equipamento totalmente fechado no qual é possível insuflar oxigênio puro e atingir uma pressão acima da ambiente – tratamento adequado para uma série de doenças, entre elas o pé diabético.

Estudos indicam que até 85% das amputações no pé diabético foram precedidas por úlceras que poderiam ter sido tratadas com a oxigenoterapia hiperbárica, agora disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O tratamento consiste na inalação de oxigênio a 100%, a uma pressão, no mínimo, duas vezes e meia maior que a atmosférica. Tais condições só podem ser atingidas dentro das câmaras, onde os pacientes realizam de 15 a 40 sessões, dependendo da gravidade do caso e da resposta. O paciente fica em repouso, respirando normalmente, enquanto oxigênio em grande quantidade vai se dissolvendo no sangue até chegar aos locais menos oxigenados.

Até recentemente, moradores de Umuarama e região precisavam se deslocar até os grandes centros para receber tratamento hiperbárico. O cenário mudou no primeiro semestre do ano passado, com o início das atividades da Oxicare Medicina Hiperbárica, a primeira clinica a atender essa especialidade no noroeste do estado.

A Oxicare conta com câmara hiperbárica e é referência no emprego da oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento de várias doenças, inclusive o procedimento inserido agora no rol de especialidades da rede pública.

Oxicare - avenida Manaus, n° 3320 (centro)

Comente

Leia também

NEIDE KUMAGAI - Hipnose
PRO-OFTALMO
katar
REGINA

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 2
OFERTA_VIVIAN 1
GASTRO - Dr. Gilberto
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla