UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.17º26º
|

Saúde

Umuaramenses podem receber vacina contra a gripe em mercados nesta quinta e sexta

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 16 de maio de 2019 11h35

Os umuaramenses que fazem parte dos grupos prioritários da imunização contra a gripe poderão receber a vacinação em alguns supermercados da cidade, ainda nesta quinta (16) e na sexta-feira (17). A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o curso técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal.

De acordo com a professora Thaís Chiquetti, que é supervisora técnica da vacinação nos mercados, o objetivo da atividade é ampliar a cobertura vacinal em Umuarama, sendo que a campanha nacional de imunização segue até o dia 31 de maio. “A cidade de Umuarama ainda não atingiu a meta estipulada de vacinação. O intuito de realizar a ação nos supermercados é possibilitar uma maior acessibilidade à vacina, levando em conta que muitas pessoas não têm tempo de ir até os postos de saúde. Sem contar que a imunização feita no mercado também proporciona uma maior visibilidade da campanha”, ressalta Thaís.

Nesta quinta, uma equipe esteve durante a manhã no mercado Planalto da avenida Presidente Castelo Branco. O trabalho será retomado das 13h30 às 16h30. Na sexta-feira (17), será a vez o Hipermercado Planalto receber a ação das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Conforme a supervisora técnica da ação, há uma adesão considerável da população na campanha realizada nos mercados. De acordo com Thaís, somente no período da manhã desta quinta, cerca de 50 doses foram aplicadas nas pessoas que procuraram a estande de vacinação.

Serão vacinadas apenas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a gripe. É importante levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação.

Os grupos prioritários na campanha nacional de vacinação incluem crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer fase gestacional; puérperas; trabalhadores na área de saúde; professores de escolas públicas e privadas; idosos (a partir de 60 anos); indígenas; e doentes crônicos conforme critérios do Ministério da Saúde.

Podem receber a vacina, ainda, adolescentes sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e ainda profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Comente

Leia também

Helen
União

Mais lidas

BALAN_DESKTOP
VIVIAN 1
VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla