UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.16º28º
|

Saúde

Umuaramenses se mobilizam e organizam abaixo-assinado sobre casa de apoio em Curitiba

Pelas redes sociais usuários revelam diversos problemas na casa que atualmente recebe pacientes de Umuarama em Curitiba

Nas redes sociais Elyana Liz Faryniuk Chinato denunciou a situação da atual casa de apoio
Nas redes sociais Elyana Liz Faryniuk Chinato denunciou a situação da atual casa de apoio
Foto: Reprodução Redes Sociais

REDAÇÃO O Bemdito 15 de janeiro de 2020 11h31

Enquanto o impasse em relação à estrutura da casa de apoio em Curitiba que hospeda os pacientes de Umuarama que fazem tratamento médico na capital não é resolvido, usuários organizam um abaixo-assinado.

Houve uma licitação no fim do ano passado, cuja vencedora foi a casa de apoio Nossa Senhora Aparecida – alvo das reclamações dos usuários. Anteriormente eles eram alocados na casa de apoio Ideal, para onde pretendem voltar.

A prefeitura alega que a casa Nossa Senhora atendeu todos os requisitos previstos na licitação e que uma comissão aprovou os itens para que ela fosse a fornecedora desta hospedagem para a prefeitura. A licitação tem valor de R$ 267 mil.

Um vídeo (veja aqui) demonstra inadequação nas estruturas e circula nas redes sociais.

Na última semana uma usuária protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público para tentar reverter a situação, conforme reportagem da TV Caiuá.

Agora está prevista coleta de assinaturas para um abaixo-assinado a partir do próximo dia 18. O documento será, de acordo com a organização, ‘a favor da casa de apoio Ideal’. A previsão é de que voluntários e pacientes passem no comércio da avenida Paraná a partir das 9h.

Em nota à imprensa a prefeitura informou que: “ realizou – em 17/09/2019 – licitação para contratar uma casa de apoio para pacientes do município que realizam tratamento médico em Curitiba. A empresa vencedora foi a Casa de Apoio Nossa Senhora Aparecida Ldta ME, que ofereceu 4 mil diárias em alojamento e 450 diárias em quarto de isolamento pelo valor global de R$ 267 mil 498,50, pelo prazo de 12 meses. Antes de assinar o contrato, o município constituiu comissão de vistoria (portaria 2015/2019) e analisou as condições gerais de recepção, atendimento, alojamento e transporte, entre outros itens. A comissão emitiu relatório atestando que a empresa cumpriu com as exigências e requisitos do edital de licitação. Após a vistoria a licitação foi homologada e o contrato entrou passou a vigorar em 02/01 deste ano.

A casa serve de apoio para pacientes que não têm condições de se hospedarem por conta própria durante o período de tratamento médico na capital do Estado. Como não foi possível prorrogar o contrato anterior foi necessária a licitação – vencida pela empresa que apresentou a melhor proposta financeira, atendendo aos critérios do edital – e a mudança levantou questionamentos, por parte de alguns usuários. Diante de reclamações quanto à qualidade na prestação do serviço a Secretaria Municipal de Saúde fará uma nova avaliação para tomar providências, caso necessário.”

 

Comente

Leia também

SE LIGA DESKTOP
MORENA
Casa do encanador
LAB
Ks motos
AUTENTIC

Mais lidas

TUCCA
CASA DO ESPETINHO DESKTOP
Obemdito anuncie
ACIU DESKTOP
Glamour Cosméticos
RF Desktop
AGRO_E_PET_FAZENDAO