UmuaramaDia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.19º
|

Saúde

Vacinas contra a gripe já estão disponíveis nos postos de saúde de Umuarama

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 10 de abril de 2019 10h25

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início nesta quarta-feira (10), nas unidades básicas de saúde e nas unidades de saúde da família, em Umuarama. Neste primeiro momento, a vacinação atende a três grupos prioritários: gestantes, crianças de seis meses a menores que seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e as puérperas, que são as mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias.

Na unidade de saúde da família Cohapar III, do Jardim Cruzeiro, quatro pessoas já haviam sido vacinadas até às 9h. "O movimento está tranquilo, mas há procura. Como vai acontecer por mais de um mês, as pessoas não costumam ter pressa e às vezes ainda nem sabem que a campanha já se iniciou", ressalta a enfermeira Maria Isabel.

O fato de as pessoas não estarem tão informadas com relação ao período de vacinação foi constatado na unidade. Monica dos Santos, por exemplo, levou o filho de quatro anos para tomar algumas vacinas que estavam pendentes e, só então ficou sabendo que o menino poderia receber a imunização contra a gripe. "Eu vim por outro intuito e aqui que me informaram da campanha. Já aproveitei para vacinar meu filho também porque conheço a importância que a vacina tem para a prevenção da gripe e quero evitar que ele adoeça", disse Monica.

A auxiliar de enfermagem, Sueli Semensato, responsável por aplicar as vacina na unidade de saúde da família Cohapar III ressalta a necessidade de a população se conscientizar a respeito da imunização para a prevenção de doenças. "Os pais as vezes ficam com dó de vacinar as crianças, mas a vacinação é uma forma de amor porque previne males. A vacinação é uma forma do próprio organismo se proteger porque fortalece o sistema imunológico e faz com que as pessoas tenham mais resistência às doenças", destaca.

A campanha de vacinação contra a gripe ocorre até o dia 31 de maio. Até o dia 22 de abril, as vacinas serão exclusivas às gestantes, crianças que possuem entre seis meses e seis anos e puérperas. A partir do dia 22, outros grupos poderão ser atendidos, em especial, os idosos.

Os interessados em tomar a vacina podem ir em qualquer unidade básica de saúde, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É importante levar a carteira do SUS e também a carteira de vacinação. A campanha também terá o dia D em 4 de maio. 


Comente

Leia também

União
BALAN_DESKTOP

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
VIVIAN 2
VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla