UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.22º
|

Colunista

Pais: Entendam como seu comportamento afeta a vida de seus filhos!

E aí Papais e Mamães... o que seu comportamento está ensinando? Como é a disciplina em sua casa?

ANDRÉA SEFRIAN (*) O Bemdito 18 de março de 2020 14h04

Cotidianamente ouvimos muitas reclamações de pais como: “eu acho meu marido muito severo e ele me acha muito flexível”, ou “eu sei que não devo gritar ou bater, mas simplesmente não sei o que fazer”, ou ainda “quando eu fico bravo eu acabo reagindo de um jeito que me arrependo depois”. Esses comentários são familiares a você?

Pois bem, muitos pais sentem-se assim. Eles lidam bem com as situações, quando os filhos estão se esforçando para fazer a coisa certa, mas com muita frequência, acabam reagindo impulsivamente a uma situação difícil, ao invés de trabalhar a partir de um conjunto claro de princípios e estratégias.

As jornadas de trabalho que nossa sociedade atual vem exigindo, tanto de homens como de mulheres, fazendo com que cada vez mais tenhamos que atingir metas quase que inalcançáveis para um ser humano normal, têm feito com que muitos pais acabem reagindo no piloto automático. O piloto automático é uma boa ferramenta para se dirigir um avião. Mas quando se trata de crianças, essa talvez não seja uma boa ideia.

Seu filho de 4 anos bate em você por algum motivo, qual sua reação? Bater nele, ou gritar, pedindo para ir para o quarto? Essa é a pior reação que um pai pode ter? Não, não é. Mas poderia ser melhor!

Nossa ideia é fazer você pensar na importância de trabalhar uma filosofia intencional, colocar em prática a disciplina, com estratégia e consistência para reagir a maus comportamentos.

Quais são os seus objetivos enquanto pais? Você já parou para pensar nisso? Os dois objetivos da disciplina são, a curto prazo, promover o bom comportamento, e à longo prazo ensinar habilidades.

O que você acha que está ensinando ao seu filho quando você cerra os dentes, bate ou dá um beliscão? Medo e punição podem até ser eficazes no momento, mas não funcionam à longo prazo. Utilizar-se disso para ensiná-los, só prova que poder e controle são ótimas ferramentas para conseguir o que se quer através da manipulação.

E assim eles passam a reproduzir um padrão de comportamento que veem todos os dias em casa. Seu filho é o reflexo das suas ações.

E aí Papais e Mamães... o que seu comportamento está ensinando? Como é a disciplina em sua casa?

_________________________________________________________________________________________________

(*) Andréa Sefrian (CRP08/12599) é Psicóloga Especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC-PR, atua há 10 anos como psicóloga clínica ( CLINIMED ), além de ser palestrante e prestar consultorias e treinamentos em instituições e empresas,  conciliando com o trabalho de Psicóloga do CRAS do Município de Xambrê, concursada há mais de 6 anos. Apaixonada pelo ser humano, acredita que sua missão de vida é trabalhar ouvindo histórias e construindo possibilidades de esperanças. 

 

Comente

Leia também

MORENA
DUDU LANCHES
AUTENTIC
LAB

Mais lidas

CASTELO MULTIMARCAS
SENAC
AGRO_E_PET_FAZENDAO
INSTALCOM
CASA TOESCA