UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.21º32º
|

Colunista

Qual legado você quer deixar para o mundo?

“Já parou para pensar em quantas pessoas você admira, quanta gente que você curte pelo jeito de ser e falar [...] mas e você? Do que você se admira?” Confira a coluna desta semana da psicóloga Andréa Sefrian

ANDRÉA SEFRIAN (*) O Bemdito 15 de janeiro de 2020 12h20

Já parou para pensar em quantas pessoas você admira, quanta gente que você curte pelo jeito de ser e falar, quantos pensamentos alheios você compartilha achando super foda a reflexão daquela pessoa... mas e você? Do que você se admira? Quem é você e que legado quer deixar para o mundo?

Se os cemitérios falassem, você ficaria surpreso diante de tantos casos de pessoas que morreram e levaram consigo para o túmulo, potenciais, talentos, habilidades, sonhos, objetivos, planos, projetos, etc., que nunca foram usados, iniciados ou realizados.

Imagine que hoje fosse o dia do seu sepultamento. Na capela está o seu corpo deitado entre flores. Ao redor seus familiares e amigos trocando abraços com lágrimas nos olhos pela perda de alguém muito querido.

Você consegue imaginar o que eles dirão de você? Qual o comentário que você acha que as pessoas farão sobre você? O que você está levando consigo para o túmulo? O que morrerá junto com você? O que o mundo deixará de receber com sua morte? Quais os potenciais que deixarão de ser úteis às pessoas no mundo? Quais os talentos que seus amigos, vizinhos e parentes deixarão de desfrutar? O que você está deixando de legado para a sociedade? Do que seus filhos se orgulharão de você? O que as pessoas terão como memória viva do que você deixou como marca na vida delas? Qual a missão de vida que está morrendo com você? Você tem consciência da missão que tem para com o mundo?

Viver uma vida sem propósito é viver sem liberdade de crescer. Mais que isso, é não viver, porque em verdade nascemos para realizar nossa missão. É isso que realmente importa. Essa é nossa natureza e não podemos aceitar nada menos que isso. E quando estamos distantes da nossa missão, nossa força se perde em coisas absolutamente sem sentido.

Todo ser humano passa por turbulências na vida. É inevitável pensar em nossas dívidas emocionais. Não devemos viver uma vida medíocre ou artificial, precisamos deixar um legado. Você busca investir tempo para reparar seus erros consigo e com aqueles a quem mais ama?

A falta de ambição também faz muitas pessoas “empurrarem a vida com a barriga”. Você pode achar que na sua vida, as condições são muito desfavoráveis, porém toda pessoa que já fez algo importante, teve de vencer por vezes, várias condições adversas. O problema para a maioria das pessoas não são as condições. O problema é que elas se subestimam demais. Como diria R.H. Headlee: “A Maioria das pessoas pensa pequeno demais, têm ambições pequenas demais, e desistem rápido demais”.

Se você tivesse investido no seu objetivo há alguns anos atrás, é bem provável que já tivesse colhendo os frutos deste investimento. Quanto mais cedo agir em prol do seu crescimento, mais cedo desfrutará dos benefícios. Inicie nesta semana algo que você vem adiando há anos, pois essa atitude será estimuladora para levá-lo a um novo patamar de vida.

O tempo não para, e cada dia desperdiçado não volta mais. Cada dia que passa nos deixa mais próximos do fim do nosso limitado tempo na terra. Acorde e traga diligência para sua vida agora. Sirva os outros e ajude a melhorar o mundo a sua volta. Suas oportunidades se multiplicarão! Assuma as rédeas da sua história, das suas atitudes, dos seus valores, e principalmente, da lembrança que quer deixar para todos aqueles que passarem pela sua vida!

_________________________________________________________________________________________________________

(*) Andréa Sefrian (CRP08/12599) é Psicóloga Especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC-PR, atua há 10 anos como psicóloga clínica ( CLINIMED ), além de ser palestrante e prestar consultorias e treinamentos em instituições e empresas,  conciliando com o trabalho de Psicóloga do CRAS do Município de Xambrê, concursada há mais de 6 anos. Apaixonada pelo ser humano, acredita que sua missão de vida é trabalhar ouvindo histórias e construindo possibilidades de esperanças. 

Comente

Leia também

MORENA

Mais lidas

TUCCA
RDR
ANHAGUERA
SUCULENTA
BELLA