UmuaramaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.22º31º
|

Esporte

Campeonato online reúne mais de 290 ginastas, incluindo de Umuarama

Evento conta com a participação de atletas destaque do esporte do Paraná, como a ginasta medalhista pan-americana Barbara Domingos, que busca uma vaga para Tokyo 2021

Ginástica Unipar
Ginástica Unipar
Foto: Reprodução Redes Sociais

ASSESSORIA O Bemdito 18 de novembro de 2020 15h34

A Federação Paranaense de Ginástica (FPRG) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Paraná Esporte, irá realizar nos dias 21, 22, 27 e 28 de novembro a Copa Paraná de Ginástica Rítmica e a Copa Paraná em Casa. Os eventos serão online com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://bit.ly/canalFPRG) e Facebook (https://facebook.com/fprginastica) da FPRG.

Ao todo, são 292 ginastas inscritas de 21 entidades de 12 diferentes cidades do Estado do Paraná. As representantes de Umuarama são da Associação Umuaramense de Desporto e Ginástica Rítmica/Unipar.

Segundo a presidente da FPRG Márcia Aversani, o campeonato é uma oportunidade às ginastas paranaenses de participarem de uma competição neste ano. “Devido à pandemia, a FPRG teve o calendário cancelado e não tivemos nenhum campeonato presencial. Então, as Copas Paraná serão de forma híbrida, com as ginastas em seus ginásios e a arbitragem na plataforma Zoom”, contou. As ginastas que não tiveram condições de voltar aos ginásios poderão se apresentar diretamente de suas casas.

Com a pandemia de Covid-19, outros ajustes tiveram que ser feitos para atender as necessidades das atletas e evitar lesões, como alterações no regulamento. “O nível de dificuldade corporal exigida é menor, em especial os saltos, nesse campeonato, com objetivo de contribuir com a prevenção de lesões, após tanto tempo treinando de forma remota. As regras para elementos com os aparelhos também foram facilitadas, porque mesmo treinando manejo dos aparelhos em casa, os lançamentos eram impossíveis de realizar, principalmente para as atletas que moram em apartamentos”, explicou Márcia Aversani.

Destaques internacionais

A competição contará com a participação de grandes nomes do esporte, como Barbara Domingos, medalhista de prata no aparelho fita nos Jogos Pan-americanos de 2019. A ginasta do clube AGIR/Curitiba faz parte da seleção brasileira individual e se prepara para conquistar um vaga nos Jogos Olímpicos de Tokyo, que agora será realizado em 2021.

Destaque também para o conjunto juvenil da ADR Unopar de Londrina, medalha de ouro no Pan-americano Juvenil de 2019 no conjunto com a série 5 fitas que, impedidas de treinar juntas, irão participar com coreografias individuais, algumas pela primeira vez neste tipo de competição.

Ações online

Durante o ano, a FPRG incentivou todos as entidades filiadas e vinculadas a participarem das ações da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da União Pan Americana de Ginástica (UPAG). “Realizamos nesta fase de pandemia várias ações reunindo ginastas, treinadores, árbitros e consequentemente a família de todos os envolvidos”, afirmou Aversani.

Em maio, a Federação criou o FPRG EM CASA e a partir daí forma inúmeras ações para a ginástica rítmica e ginástica artística:

Treinamento Virtual de Ginástica Rítmica para ginastas do Nível 1 - 18 a 22 de maio

Treinamento Virtual de Ginástica Rítmica para ginastas do Nível 2 - 25 a 29 de maio

Treinamento Virtual de Ginástica Rítmica para ginastas do Nível 3 e escolar - 01 a 02 de junho

Treinamento Virtual de Ginástica Artística - 06, 13, 20 e 27 de junho

“Treinamento Solidário” – julho a outubro

Desafio Artístico GR – 01 e 02 de agosto

Desafio em Circuito de GAF e GAM – 03 de outubro

Ação arbitragem CBG e FPRG – novembro.

Apoio do Governo do Estado

Segundo Márcia Aversani, presidente da FPRG, o apoio do Governo do Estado do Paraná por meio da Paraná Esporte é extremamente importante para a realização destes eventos em novembro. “As entidades participantes não precisarão pagar as taxas de arbitragem, o que neste momento faz muita diferença”, contou. Os valores da arbitragem serão repassados diretamente pela Paraná Esporte aos árbitros, de acordo com Termo e Cooperação firmado no mês de setembro.

“A Federação Paranaense de Ginástica agradece o empenho do Governo do Paraná em colaborar com o esporte paranaense, em ações de parceria como esta, e nos demais programas como o Geração Olímpica e o Proesporte”, reconheceu a presidente da FPRG.

Entidades participantes:

AGIN – SMEL Araucária

AGINARC – São José dos Pinhais

Associação Atlética de Ginástica Maringaense/AAGM - Maringá

Associação Cultural Espaço Thalita Cumi - Londrina

Associação de Ginástica de Maringá e Região/AGIMAR - Maringá

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Associação Desportiva e Recreativa UNOPAR - Londrina

Associação Esportiva Inspirar – São José dos Pinhais

Associação Rondonense de Ginástica – Marechal Cândido Rondon

Associação Toledana de Ginástica - Toledo

Associação Umuaramense de Desporto e Ginástica Rítmica/UNIPAR – Umuarama

Clube AGIR­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ - Curitiba

Clube Tuiuti - Cascavel

Colégio Anjos Custódios - Marialva

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Colégio Estadual do Paraná – Curitiba

Fantástica – Associação de Ginástica Rítmica - Pinhais

Fantástica – Escola de Ginástica Rítmica - Pinhais

Instituto Dunamys _ Curitiba

Instituto Get Flex – Curitiba

Município de Pato Branco

Comente

Leia também

RADCENTER 6 MESES
ADVENTISTA 2 MESES
LABMAX PC

Mais lidas

TUCCA
SEXSHOP PC - 30D
PANVEL
GLOBAL