UmuaramaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.22º31º
|

Umuarama

A importância do Cadastro Único para o acesso aos benefícios sociais

ALESSANDRA GUELBER VIEIRA E RODRIGO ZANETTI O Bemdito 20 de dezembro de 2020 12h15

O Cadastro Único é um instrumento para programas sociais do governo federal que coleta, identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo assim conhecer melhor a realidade socioeconômica dessa população e posteriormente inseri-la nos programas de transferência de renda. O cadastro concentra informações como características da residência, identificação de cada pessoa do núcleo familiar, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único tornou-se o principal instrumento para seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas federais. Ele é obrigatório para adesão de benefícios como o Programa Bolsa Família (PBF), Programa Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de taxas de concurso público, Grupos de Convivência, Carteirinha do idoso, ID Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), PETI e também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais.

Para fins do Cadastro Único, as famílias consideradas de baixa renda são aquelas com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda total de até três salários mínimos.

O Cadastro Único é realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), sendo necessário levar os documentos pessoais de cada um dos membros do núcleo familiar. Após o cadastramento da família, é de suma importância manter os dados sempre atualizados e se houver qualquer alteração na composição ou nas condições financeiras do núcleo familiar, é necessária a sua atualização.

A importância de se manter o Cadastro Único atualizado foi ressaltada ainda mais neste ano, em que várias famílias acabaram tendo o benefício assistencial auxílio-emergencial indeferido em razão da desatualização de suas informações sociais.

Alessandra Guelber Vieira (Assistente Social) e Rodrigo Alves Zanetti (Defensor Público Federal)

Comente

Leia também

ADVENTISTA 2 MESES
LABMAX PC
RADCENTER 6 MESES

Mais lidas

TUCCA
PANVEL
SEXSHOP PC - 30D
GLOBAL