UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.22º27º
|

Umuarama

Avanço do sinal vermelho é a principal irregularidade no trânsito de Umuarama

Além disso, motoristas também estacionam em locais não permitidos e param em fila dupla

Foto: Danilo Martins/OBemdito

ALINE REIS O Bemdito 12 de janeiro de 2021 18h57

Fila dupla. Carro parado em guia rebaixada. Avanço de sinal. Parecem peculiaridades do trânsito de grandes cidades, no entanto, os registros cotidianos ocorrem em Umuarama.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura na Capital da Amizade há 89.796 carros e 16.342 motos, fora os veículos de outras cidades que circulam por aqui. Os dados são referentes a novembro do ano passado.

Todo esse movimento culmina em um número alto de infração de trânsito. A principal delas, de acordo com a Umutrans, é o avanço do sinal vermelho. Somente no ano passado foram anotadas 25 mil ocorrências deste tipo. “E esse número tende a aumentar porque ampliamos o número de pontos de fiscalização. Esperamos um crescimento de 30% nesses registros”, explicou a OBemdito o secretário de Defesa Social de Umuarama, major Valdecir Capelli.

Os dados são referentes aos pontos onde existe a fiscalização eletrônica, ou seja, muitas das irregularidades que ocorrem em outros semáforos sequer são contabilizados.

Na manhã da última segunda-feira (11) a reportagem flagrou inúmeras irregularidades de trânsito no cruzamento da avenida Paraná com a Apucarana. Foram 15 minutos que refletiram a má-educação dos condutores de Umuarama.

É RAPIDINHO

A ‘desculpa’ mais comum dos condutores flagrados em situações irregulares é de que não vão demorar. “A legislação de trânsito não diz nada sobre o tempo. Ela diz que é proibido a fila dupla, proibido estacionar em guia rebaixada ou avançar o sinal. Mas aqui mesmo na Umutrans quando os motoristas vêm ver as imagens das câmeras – que é um direito deles quando flagrados – eles dizem que era rapidinho ou ainda que achavam que dava tempo de passar”, revela major Capelli.

A ferramenta para educar os motoristas de Umuarama é a notificação. “Eu costumo dizer que cortesia gera cortesia, então se todos seguissem as regras e fossem mais gentis no trânsito não teríamos este problema. Além das medidas preventivas a opção para educar os condutores é a notificação”, salienta.

 

 

Comente

Leia também

RADCENTER 6 MESES
ADVENTISTA 2 MESES
LABMAX PC

Mais lidas

SEXSHOP PC - 30D
PANVEL
SENAC PC - 30D
TUCCA