UmuaramaTempo ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer. Noite de céu limpo.16º30º
|

Umuarama

Carteira de Trabalho em papel vai acabar; conheça a CTPS Digital

Documento em papel não será mais confeccionado e a Agência do Trabalhador de Umuarama já está em fase de implantação do sistema que fornecerá a Carteira de Trabalho Digital

Foto: Assessoria PMU

ASSESSORIA PMU O Bemdito 22 de fevereiro de 2020 11h28

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel não será mais confeccionada e a Agência do Trabalhador de Umuarama já está em fase de implantação do sistema que fornecerá a Carteira de Trabalho Digital. “A nova carteira de trabalho veio no embalo da modernidade e será necessária para as novas contratações dos trabalhadores, de forma eficiente. Por isso, é importante baixar o ‘App’ da nova CTPS e começar a se familiarizar”, orienta a gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini.

O governo federal está modernizando a forma para o trabalhador ter o seu registro de trabalho, o que também vai agilizar o processo para o lado do contratante. Para facilitar a transição, a agência está divulgando o “passo a passo” para baixar o aplicativo e ‘instalar’ a CTPS Digital em seu smartphone.

Após instalar o ‘App’, siga o procedimento para obter a Carteira de Trabalho Digital clicando em “solicitar” e depois em “quero me cadastrar”. “Ali você preencherá os seus dados pessoais e responderá um questionário sobre sua vida, seu trabalho e aposentadoria. Você pode fazer o cadastro normalmente no celular ou também pelo Internet Banking ou Certificado Digital”, orienta a gerente.

Camila explica ainda que há o “Termo de uso e política de privacidade pessoa física”, que pretende estabelecer uma relação de confiança entre o usuário e a plataforma, serviços públicos e coleta de dados. Para saber mais sobre o cadastro e como baixar o aplicativo o trabalhador deve começar o cadastro/solicitar no endereço www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social. Para o “passo a passo”, perguntas frequentes e baixar o App, acesse www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital.

A Agência do Trabalhador também está disponível para mais orientações e esclarecimentos. O endereço é Av. Rio Branco, 4211, Zona I (centro) e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (44) 3621-1100. E-mail: agumuarama@trabalho.pr.gov.br.

Comente

Leia também

MORENA
LAB

Mais lidas

TUCCA
RDR
SUCULENTA
ANHAGUERA
BELLA