UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.17º30º
|

Umuarama

Distribuidor de adubo líquido atenderá agricultura, pecuária e meio ambiente

A carreta tanque com distribuidor de adubo líquido será utilizado na recirculação do chorume disposto na última lagoa do sistema de tratamento do aterro sanitário

Foto: Prefeitura de Umuarama

ASSESSORIA PMU O Bemdito 11 de julho de 2020 22h12

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente adquiriu recentemente um distribuidor de adubo orgânico liquido que será utilizado tanto na fertilização de campos para agropecuária quanto no Aterro Sanitário Municipal. Adquirido com o investimento de pouco mais de R$ 25 mil, o equipamento foi entregue pelo prefeito Celso Pozzobom aos diretores de Agricultura e Pecuária, Vinícius Chimenez, e Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista.

Na questão ambiental, a carreta tanque com distribuidor de adubo líquido será utilizado na recirculação do chorume disposto na última lagoa do sistema de tratamento do aterro sanitário. “A recirculação é um processo consideravelmente preferível ao método convencional, utilizado desde a instalação do nosso aterro, com tubulação de coleta, tanques de decantação e evaporação”, explicou o diretor.

Além do ganho ambiental, pois evita que os resíduos sejam descartados no meio ambiente – mesmo após o tratamento que elimina os componentes tóxicos –, continua Matheus Batista, “o uso do equipamento vai reduzir os custos operacionais do aterro, permitindo uma gestão mais eficiente”.

Agricultura

Já na agricultura, o equipamento será utilizado para distribuição de adubo orgânico líquido, garantindo uma melhor correção do solo durante o preparo para o plantio. “Vamos atender aos pequenos produtores de hortifrutigranjeiros e criadores de gado de leite, com a finalidade de melhorar a qualidade e aumentar a produtividade”, disse o diretor Vinícius Chimenez.

O prefeito Celso Pozzobom ressaltou o apoio que o município tem dado aos produtores, em equipamentos, insumos e capacitação técnica. “Além da completa revitalização das nossas estradas, que garantem mais comodidade e segurança ao meio rural, temos adquirido implementos e maquinário que a Prefeitura nunca ofereceu aos produtores. O setor sempre foi prioridade e tem evoluído bastante com esse respaldo do município, tanto em equipamento quanto em infraestrutura e qualificação”, disse, ao lado do secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

Para o prefeito, quando o setor produtivo se desenvolve o progresso é sentido tanto pelas famílias dos produtores, com uma vida mais digna e segura, quanto pelo município, com o aumento da produtividade e da arrecadação. “Com isso temos capacidade de investir ainda mais na estruturação do setor agropecuário e assegurar avanços contínuos”, completou Pozzobom.

 

Comente

Leia também

MORENA
SE LIGA DESKTOP
LAB
AUTENTIC

Mais lidas

Obemdito anuncie
Glamour Cosméticos
CASA DO ESPETINHO DESKTOP
TUCCA
AGRO_E_PET_FAZENDAO
RF Desktop