UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.22º36º
|

Umuarama

Ex-alcoólatra, umuaramense superou vício e trabalha vendendo pão com linguiça

Convertido ao cristianismo, Israel Vitor passou 23 anos lutando contra o alcoolismo

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 1 de agosto de 2020 17h45

“Hoje eu sou verdadeiramente livre”, diz o morador de Umuarama Israel Vitor, 66, do carrinho de lanche ‘Ki delícia pão com linguiça’. Desde 2002 ele faz um dos sanduíches mais famosos da região. Mas antes de desfrutar da liberdade de trabalhar com o que ama, ele precisou superar o alcoolismo.

Foram mais de 30 internações em um hospital psiquiátrico. Todas feitas pelo filho. A bebida acabou com um casamento de 23 anos e fez com que Israel trocasse a cozinha pelas ruas.

Como andarilho, ele passou incontáveis dias nas ruas até que aos 49 anos conheceu o Projeto Restauração. Foram sete meses na comunidade terapêutica, que resultaram na conversão ao cristianismo e na mudança no estilo de vida.

Neste meio tempo, em oração, Israel pediu uma esposa para que pudesse dividir a vida. A relação com os seis netos, três filhos, mãe e ex-mulher foi muito abalada pelo vício, e os laços afetivos só foram retomados depois.

Nadir Vitor, de 66 anos, também pedia em orações um esposo. O trajeto do Projeto Restauração passava por uma chácara, que pertence à família de Nadir. Os caminhos se cruzaram e há 15 anos o casal se mantém com a venda dos sanduíches.

Reconstruído do vício, Israel voltou para cozinha e criou um sanduíche que atrai gente de todo lugar. O trailer ficava em frente ao ginásio de esportes e dava água na boca nos torcedores da AFSU desde 2002.

Também figurinha carimbada em eventos como Joia, Jogos escolares e diversos outros, o casal teve de se reinventar durante esta pandemia. Assim, desde o último sábado (25), o trailer está aberto em frente à casa onde moram mesmo, na rua Paracaí, nos fundos do Supermercado Capioto.

O sanduíche, feito no pão francês, tem linguiça, bacon, tomate, alface e é acompanhado de uma pimenta feita pelo casal. Rápido no preparo, o prato é servido quentinho e muito saboroso. Além disso há outras 21 opções no cardápio entre lanches e salgados.

A comida boa e a acolhida simpática do casal sempre que possível é complementada pelo testemunho de conversão. Entre um lanche e outro Israel também ajuda pessoas que viviam como ele.

Quem está na rua e precisa de auxílio ou até mesmo uma carona até o Projeto Restauração, encontra no cozinheiro alguém que sabe de perto como é ter um braço estendido na hora mais difícil.

De volta ao trailer, que agora virou uma extensão da própria casa, Israel e Nadir cuidam um do outro e são muito queridos pelos vizinhos. Enquanto ela arruma e limpa as mesas, ele prepara os ingredientes para o preparo dos sanduíches.

O atendimento é de segunda a sexta a partir das 16h30 e aos sábados das 10h às 18h. Também é possível encomendar com antecedência por meio do telefone: (44) 99954-9172 ou do WhatsApp (44) 99925-4981.









Comente

Leia também

kumon-agora
BELLA ESTÉTICA
MORENA TOP LIFE
LAB

Mais lidas

TUCCA
VENEZA
PANVEL
UNINTER
PLACAS MIRANDA
FANCAR
FAZENDÇAO SHOW
FAZENDAO SEMANA
WHYSKRITORIO