UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.19º35º
|

Umuarama

Falece Nelson Guimarães Vasconcellos, médico pioneiro em Umuarama e ex-prefeito de Xambrê

Obstetra foi um dos fundadores do Hospital São Paulo, atual Norospar. Também foi deputado estadual. Velório e sepultamento acontecem em Curitiba

Foto: Arquivo da família/Guilherme Vasconcellos

REDAÇÃO OBEMDITO COM COLABORAÇÃO O Bemdito 20 de novembro de 2020 12h37

Faleceu aos 87 anos o médico pioneiro Nelson Guimarães Vasconcellos. O falecimento aconteceu na cidade de Curitiba, onde acontecem nesta sexta-feira (20) o velório e o sepultamento, no Cemitério Jardim Saudades, capela 2 – onde também está sua esposa Shirley Jardim Vasconcellos.

O falecimento aconteceu nesta madrugada. A família não divulgou a causa. Vasconcellos era médico obstetra e deixa 4 filhos, 8 netos e um bisneto.

Conforme o cunhado Jorge Jardim divulgou em redes sociais, Vasconcellos chegou para residir em Umuarama em 1959, onde passou a exercer sua profissão no Hospital Umuarama. “Médico obstetra dedicado e bondoso... Fica a saudade dos filhos, netos, noras e toda a família Vasconcellos e Jardim”.

Vasconcellos foi fundador da Casa de Saúde São Paulo (posteriormente Hospital São Paulo e atual Norospar) de Umuarama, juntamente com os médicos José Alcindo Gil, Deraldo Mancini, Everaldo Baptista de Azevedo, Osmar José de Souza e Pedro Arildo Ruiz, na década de 1970.

Também foi um dos fundadores da Associação Médica de Umuarama, criada em maio de 1966, contando com a parceria dos colegas Hyzo Hyzo Gondeberto dos Santos, Ariovaldo Roque Costa, Carlos Jullian, Germano Norberto Rudner, Paulo Kiotaka Oshiro, Renato Merçon Vieira, Severino de Carvalho Cantarelli e Tuguio Setogutte.

Foi o primeiro prefeito do município de Xambrê. Em 18 de outubro de 1955 o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, transformou-se em município emancipado, com território desmembrado de Cruzeiro do Oeste. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito municipal Nelson Guimarães Vasconcellos. Na carreira política também foi eleito deputado estadual, por duas legislaturas, entre 1982 e 1990.

 

Comente

Leia também

ADVENTISTA 2 MESES
BR FIN
CENAIC
RADCENTER 6 MESES

Mais lidas

MARIA SORVETE
UNIALFA
PANVEL
Uninter
CINTI 90D
GLOBAL
LOG 30 DIAS