UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.22º38º
|

Umuarama

Gavetário e retomada de jazigos revitalizam cronograma do cemitério de Umuarama

Aproximadamente 500 sepulturas verticais foram construídas nos últimos anos

Com medidas recentes, autarquia estima que o perímetro atenda a demanda pelos próximos anos
Com medidas recentes, autarquia estima que o perímetro atenda a demanda pelos próximos anos
Foto: Ricardo Trindade

REDAÇÃO O Bemdito 25 de outubro de 2020 15h55

Com área pouco inferior a 110 mil m², o cemitério de Umuarama, a exemplo de necrópoles de diversas outras cidades do mesmo porte, convive com a iminência de exaurir o espaço para instalação de túmulos.

Segundo a  Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), inexistem áreas no entorno para ampliação. Gavetas, ou sepulturas verticais, têm sido uma das alternativas. Na atual gestão foram construídas 480.

A autarquia estima que o perímetro atenda a demanda pelos próximos anos, pois um número considerável de túmulos é reaproveitado pelas famílias para dois ou mais sepultamentos. Por outro lado, muitas sepulturas em situação de abandono foram catalogadas e estão em processo de retomada.

A Acesf informou ainda que pretende construir em breve um ossário para abrigar os restos mortais, e que todos os distritos contam com cemitérios bem estruturados. Uma empresa realiza estudos para a implantação de um cemitério particular na cidade.

Em 2015, uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, entre o ginásio de esportes e a sede da Polícia Militar, revertida pelo município, por pouco não foi incorporada pelo cemitério. Segundo estudo divulgado pela Acesf à época, isso permitiria elevar a vida útil em 25 anos.

A licença operacional do principal cemitério da região foi expedida pelo extinto IAP (atual Instituto de Água e Terra -IAT), em 2011, após uma série de adequações para atender a resolução 335 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Comente

Leia também

ADVENTISTA 2 MESES
CENAIC
RADCENTER 6 MESES
BR FIN

Mais lidas

Uninter
PANVEL
MARIA SORVETE
GLOBAL
LOG 30 DIAS
CINTI 90D