Umuarama
Mais um trecho de asfalto da avenida Castelo Branco passa por melhorias
Também há frente de trabalho em duas quadras entre as avenidas Santos Dumont e Parigot de Souza


O Bemdito 23 de janeiro de 2021 10h25
A Prefeitura de Umuarama iniciou nesta sexta-feira (22) o recapeamento de mais um trecho da avenida Presidente Castelo Branco, na região central. A obra, conforme a administração municipal, faz parte de um pacote de R$ 3 milhões em investimentos para a melhoria de vias da cidade e incluem a ampliação do sistema de drenagem pluvial.
Também há uma frente de trabalho em duas quadras entre as avenidas Santos Dumont e Parigot de Souza. O secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, o projeto prevê 51.462,79 m² de recape em avenidas de grande movimento.
O dinheiro utilizado vem da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).
Conforme a Prefeitura, o recape será executado em longos trechos da Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (entre as avenidas Rondônia e Padre José Germano Neto Júnior), na Avenida Padre José Germano Neto Júnior (da Praça Tamoio até a Rua Walter Kreiser).
E mais: avenida Castelo Branco (da Santos Dumont até a Avenida Tiradentes); e a Rua Irati, já recapeada entre a Rua Tomás Gonzaga e a Av. Rio Grande do Norte.
Motoristas devem ficar atentos às interrupções temporárias para aplicação da capa asfáltica, sinalizadas pela empresa responsável pelo serviço.
Dentro do mesmo contrato, os trabalhos de escavação e assentamento de tubos foram interrompidos devido às chuvas dos últimos dias, na Castelo Branco.
A Prefeitura iniciou no dia 12 a ampliação da rede de drenagem pluvial para eliminar um dos mais antigos pontos de alagamento da cidade, na entrada do Bosque dos Xetá. Foi necessário bloquear o tráfego de veículos num dos sentidos da avenida.
Por isso, motoristas que cruzam a região central devem procurar rotas alternativas para desviar do canteiro de obras, entre o final da Parigot de Souza com Flórida até a rua Maranhão.
Operários removeram a capa asfáltica do percurso onde a tubulação será instalada, escavaram o trecho inicial e construíram a primeira caixa de conexão entre a nova rede de galerias e o ramal existente no bosque, já implantado. O alagamento é um problema que persiste há vários anos no local.
O diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco, disse que serão implantados 400 metros de rede dupla com tubos de 1,20 m de diâmetro, além de ramais nas ruas Maranhão e Piauí e travessas cruzando o canteiro central para captar água das chuvas no outro lado da avenida (sentido centro).
A estimativa inicial de duas a três semanas a realização do serviço deve ser ampliada por conta das chuvas persistentes.