UmuaramaTempo ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer. Noite de céu limpo.16º30º
|

Umuarama

Moradores de Umuarama voltam a registrar ‘comboio’ de satélites

Na última segunda-feira aconteceu o lançamento de mais 60 satélites

Foto: Colaboração

REDAÇÃO O Bemdito 22 de fevereiro de 2020 18h03

Mais uma vez os moradores de Umuarama puderam ver e registrar um ‘comboio’ de satélites no céu. Na noite de sexta-feira (21) várias pessoas postaram fotos e vídeos em redes sociais mostrando o ‘trenzinho’ luminoso. Como já ocorreu em outras ocasiões, muitos se perguntavam do que se trata e imaginavam ser estrelas.

Trata-se de um novo lançamento de satélites Starlink. Na última segunda-feira (17) a empresa SpaceX companhia fundada pelo megaempresário Elon Musk, lançou mais um lote de 60 satélites Starlink à órbita terrestre. Desta forma, agora são 300 já estacionados.

Logo que são lançados, os satélites ficam enfileirados orbitando a terra. Alguns dias depois eles começam a se espalhar e ganharão mais altitude operacional, o que os tornará mais difíceis de enxergar sem aparelhagem apropriada.

A ação consiste em um plano que busca levar conectividade de internet de forma barata e rápida para locais isolados como bases distantes, embarcações em alto-mar e comunidades de pouco acesso à rede.

A iniciativa do projeto de Elon Musk dá continuidade ao plano de levar 42.000 satélites para orbitar o planeta. Porém, trata-se de uma atividade de processo lento já que envolve transportes espaciais, e especula-se que o Falcon 9 terá que realizar quase 700 voos para completar a entrega dos equipamentos, caso siga o ritmo de lotes de 60. Apesar disso, a companhia tem uma autorização muito restrita para instalação de satélites, com um limite de 12 mil, algo que deverá ser resolvido nos próximos anos.

Com o início em janeiro de 2019, a companhia afirma que, para obter uma cobertura mínima da pretendida, deverá ter realizado a instalação de cerca de 400 unidades em órbita, enquanto 800 são requeridos para obter uma cobertura moderada.

Confira o vídeo enviado por Junior Turci a OBemdito:

Foto feita por Simony Evangelista:

Para mais informações acesse o site Mega Curioso.

(Informações: Redação OBemdito e Mega Curioso)

 

Comente

Leia também

MORENA
LAB

Mais lidas

RDR
TUCCA
SUCULENTA
ANHAGUERA
BELLA