UmuaramaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.13º28º
|

Umuarama

Moradores do São Cristóvão se unem para ações de combate à dengue

No sábado teve carreata pela comunidade e no domingo mutirão de limpeza de terrenos baldios

Foto: Ajasc

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 24 de fevereiro de 2020 19h24

O final de semana de carnaval foi de muito trabalho para um grupo de moradores do bairro Jardim São Cristóvão, em Umuarama. Eles se uniram para ações de combate à dengue na localidade.

Jean Carlos Felipe, o Gege, é presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim São Cristóvão (Ajasc), que congrega outros bairros, como o Beira Rio, o São Cristóvão II e os jardins Nova América e Real. Ele conta que a iniciativa partiu da comunidade e a associação acatou e ajudou.

“A semana passada foi intensa. Fui ao posto de saúde conversar com o pessoal e soube que tivemos um caso suspeito de dengue hemorrágica, além de outras três pessoas com dengue no bairro. Estava tudo bem sossegado, mas com isso o bairro ficou em estado de alerta”, disse Gege. [OBemdito não conseguiu confirmar estes casos]

O presidente da associação diz que depois disso alguns moradores procuraram a Ajasc e deram a ideia de realizar um mutirão de limpeza. No sábado (22) foi realizada uma carreata com apoio de carro de som, divulgando informações sobre os cuidados necessários para evitar os criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Além disso, na Paróquia São Lucas e São Cristóvão são repassados recados durante a missa.

Já no domingo (23) um pequeno grupo se uniu para realizar um mutirão de limpeza. A intenção foi olhar os terrenos baldios e retirar qualquer material que pudesse servir como criadouro para o mosquito. O mutirão deve ter sequência neste sábado e no domingo e a expectativa é de que mais pessoas participem – no primeiro domingo apenas 4 moradores integraram o trabalho e conseguiram coletar 5 sacos cheios de resíduos.

“Convidamos todos os moradores do bairro e de outros próximos, além de voluntários de outras localidades que quiserem participar. Nos reuniremos na praça da caixa d’água e vamos nos organizar e dividir para realizar o mutirão novamente”, convida Gege. O horário ainda não foi definido.

Além dos bairros que integram a associação, moradores da estrada Lagoa Azul, perto da Canelinha, também são alvo da campanha.

Gege agradece aos participantes das ações, a iniciativa dos moradores e o apoio da igreja católica. “O bbairro precisa estar a cada dia mais unido. Agora estamos focados em combater a dengue, outro dia pode ser outra ação, mas o bairro unido sempre será melhor”, afirma.




 

Comente

Leia também

LAB
MORENA

Mais lidas

TUCCA
RDR
ANHAGUERA
SUCULENTA
BELLA