UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.16º28º
|

Umuarama

Palestra com bombeiro orienta jovens sobre segurança em rios e piscinas

O público-alvo das palestras são os alunos das oficinas de natação do Centro da Juventude

Foto: Assessoria PMU

ASSESSORIA PMU O Bemdito 13 de fevereiro de 2020 10h40

O Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) está realizando palestras de orientação para crianças e adolescentes sobre cuidados com a água. Nas últimas semanas foram realizados vários encontros sob a condução do bombeiro Richardson sobre como se divertir com segurança em rios e piscinas. No verão aumenta bastante o número de acidentes com água, inclusive com mortes.

Nas palestras, o bombeiro orienta o público sobre como auxiliar uma pessoa que está se afogando sem colocar a própria segurança em risco, destacando que a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes. Richardson também explica as diferentes características do mar, rios, lagos e piscinas, e alerta sobre perigo das brincadeiras às margens da água (como empurrar colegas, correr, quedas e também nadar em local desconhecido.

O público-alvo das palestras são os alunos das oficinas de natação do Ceju, mas as orientações são estendidas a todos os frequentadores com imagens, vídeos de sensibilização e muita informação, de um jeito descontraído, porém sério. “Cerca de 200 crianças estão praticando natação no Ceju, com turmas de manhã e à tarde, todos os dias da semana, aos cuidados do instrutor Alesi Guimarães Silva”, informa a chefe da Divisão da Juventude, Bruna Daiane de Lima.

Cada turma é composta em média por 20 alunos. “Ainda temos algumas vagas no turno da manhã – as turmas da tarde já estão completas”, acrescenta Bruna. Ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Ceju atende hoje cerca de 270 crianças e adolescentes com oficinas de karatê, futsal, informática, tênis de mesa, xadrez, dança, artesanato e violão, além da natação.

Festival

Em dezembro passado o Centro da Juventude realizou o 1º Festival de Natação, que atraiu a atenção dos frequentadores das oficinas. A competição foi organizada pelo professor Alesi e uma equipe do Corpo de Bombeiros garantiu a segurança dos participantes, entre os quais pessoas com deficiência – que tiveram modalidades especiais.

“O objetivo principal foi promover a interação entre crianças e adolescentes atendidos pelo Ceju e seus familiares, possibilitando a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência”, disse na época a secretária de Assistência Social, Izamara Amado de Moura. Com o sucesso da oficina e o grande número de inscritos, novos eventos devem ser realizados nos próximos meses.

Comente

Leia também

MORENA
Casa do encanador
Ks motos
SE LIGA DESKTOP
AUTENTIC
LAB

Mais lidas

CASA DO ESPETINHO DESKTOP
TUCCA
Glamour Cosméticos
Obemdito anuncie
ACIU DESKTOP
AGRO_E_PET_FAZENDAO
RF Desktop