UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.17º30º
|

Umuarama

‘Papa Pilhas’ recolhe mais 84 kg de pilhas e baterias usadas

No final de junho foram entregues 84,5 quilos de pilhas usadas e baterias que deixaram de ser descartadas no meio ambiente

Foto: Prefeitura de Umuarama

PREFEITURA DE UMUARAMA O Bemdito 10 de julho de 2020 19h20

Desenvolvido em conjunto pela Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura e a Cooperativa de Crédito Sicoob, com a participação de várias secretarias do município, o projeto ‘Papa Pilhas’ entregou mais dois coletores no final de junho, com 84,5 quilos de pilhas usadas e baterias que deixaram de ser descartadas no meio ambiente.

A entrega foi feita pelo diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista, e pela chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, à representante do Instituto Sicoob, Janaína Silva de Oliveira. No ano passado foram feitas três entregas de pilhas e baterias, totalizando 180 quilos. Com o volume desse último repasse, já são 265 kg de material recolhido e encaminhado para a reciclagem.

O armazenamento é feito em pequenas urnas dispostas para a população nas diversas secretarias do Paço Municipal e unidades básicas de saúde (UBS). O primeiro coletor recolheu mais de 30 quilos e depois o volume foi aumentando. As pilhas são repassadas, posteriormente, a uma empresa de Curitiba especializada na reciclagem e destinação adequada dos componentes.

“A parte metálica e alguns componentes podem ser reciclados, com processos específicos. Já os materiais contaminantes são separados e recebem tratamento apropriado em outra empresa de São Paulo, para não contaminar o meio ambiente”, explicou Matheus Batista. Ele reforça que é importante tratar com seriedade a destinação das pilhas velhas. “O projeto é uma boa alternativa. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou levar até a Prefeitura. Os coletores estão na entrada principal e em vários setores”, orientou.

Metais pesados

Pilhas e baterias de celular contém metais pesados que podem contaminar o solo, rios e o lençol freático, caso sejam descartados em aterros sanitários ou no meio ambiente. “O acúmulo desses materiais no organismo, caso eles tenham contato com os alimentos consumidos pela população, pode provocar problemas de saúde ao longo do tempo, inclusive o câncer”, apontou o diretor.

 

Comente

Leia também

AUTENTIC
SE LIGA DESKTOP
LAB
MORENA

Mais lidas

CASA DO ESPETINHO DESKTOP
Obemdito anuncie
Glamour Cosméticos
TUCCA
RF Desktop
AGRO_E_PET_FAZENDAO