UmuaramaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.10º25º
|

Umuarama

Prefeito fala da retomada dos cultos e reforça importância do distanciamento

Transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura teve a presença da secretária de saúde e do vereador Noel do Pão

Foto: Reprodução Redes Sociais

REDAÇÃO COM ASSESSORIA O Bemdito 22 de maio de 2020 16h59

No fim da tarde desta sexta-feira (22) o prefeito Celso Pozzobom participou de uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Umuarama e confirmou a retomada das atividades religiosas em Umuarama, apesar dos 22 casos positivos da Covid-19.

A Prefeitura seguirá a orientação do Governo do Estado, que já havia anunciado a reabertura dos templos, conforme adiantou OBemdito (veja aqui).

Entre outros conselhos, a secretária de saúde Cecília Cividini, reforçou a importância do distanciamento social durante a pandemia, bem como a utilização das máscaras – obrigatórias em todo Paraná – e a assepsia com álcool gel sempre que possível.

Noel do Pão esteve representando as Igrejas evangélicas, que se reuniram recentemente com representantes da Prefeitura para tratar da reabertura dos templos.

Pozobom salientou ainda durante a live que apesar de Umuarama estar adotando medidas de combate ao coronavírus há 60 dias, ainda não está próximo o período de flexibilização. “A pandemia não chegou nem na metade”, disse.

O decreto que regulamenta a retomada das atividades religiosas será publicado neste sábado (23) no diário oficial, o jornal Umuarama Ilustrado. 

O novo decreto (leia a íntegra no fim da reportagem) acrescenta o artigo 14-B, que autoriza a abertura das igrejas e templos com as medidas de prevenção ao contágio e transmissão da Covid-19 previstas na Resolução nº 734, expedida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A resolução traz algumas ressalvas e define que “os ritos, rituais e práticas próprias de cada tradição religiosa somente poderão ocorrer mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde, após parecer favorável e orientações específicas do Centro de Operações de Enfrentamento (COE) criado pelo Decreto Municipal nº 078, de 31 de março de 2020”.

Outra orientação é que as cadeiras, bancos e outros assentos disponibilizados nos espaços destinados à celebração de cultos religiosos devem passar por higienização e desinfecção após a reunião dos fiéis.

Confira a transmissão:



 

Comente

Leia também

MORENA
LAB
AUTENTIC
PREFEITURA UMUARAMA
PATRICIA DESPACHANTE

Mais lidas

AGRO_E_PET_FAZENDAO
SUCULENTA