UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.20º38º
|

Umuarama

Reflorestamento em área recuperada tem início no bosque dos Xetá

Boa parte das cerca de mil mudas florestais e de espécies frutíferas doadas pelo viveiro do Instituto Água e Terra (IAT) ao município foram plantadas nessa semana

Foto: Prefeitura de Umuarama

PREFEITURA DE UMUARAMA O Bemdito 8 de agosto de 2020 15h51

O prefeito Celso Pozzobom recebeu o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, deputado estadual Márcio Nunes, vereadores e prefeitos da região para o plantio simbólico de mudas de árvores nativas no Bosque dos Xetá. Uma área da mata está sendo reflorestada após a recuperação de uma grande erosão e a construção do canal de drenagem pluvial, em fase de acabamento. A obra favorece a conservação do parque e aumenta a capacidade de escoamento da água das chuvas, contribuindo para eliminar alagamentos.

Boa parte das cerca de mil mudas florestais e de espécies frutíferas doadas pelo viveiro do Instituto Água e Terra (IAT) ao município foram plantadas nessa semana. “O plantio segue critérios de acordo com as características da reserva. A área reflorestada terá todo cuidado para assegurar o desenvolvimento das mudas. Em breve a paisagem degradada, onde antes havia um enorme buraco, estará transformada”, disse o diretor de Meio Ambiente do município, Matheus Michelan Batista.

Os servidores municipais plantaram mudas de diferentes tamanhos e espécies florestais, como angico, peroba, pau d’alho, ipê, gurucaia e aroeira, entre outras, e frutíferas como amora, jabuticaba, pitanga, ingá, acerola e jambo. No trecho final do aterro será plantado bambu. “Em cerca de 10 dias a obra civil estará finalizada e o reflorestamento completa o serviço”, disse o engenheiro da Secretaria de Obras, André Luiz Biancardine de França, ao lado do diretor de Obras, engenheiro Nélio Guazzelli, e do engenheiro Andrei Felipe Gomes, diretor de Projetos Técnicos.

Em nome dos demais vereadores presentes – Toninho Comparsi, Newton Soares e Júnior Ceranto – o presidente da Câmara, Noel do Pão, lembrou que a construção do canal aberto de drenagem teve o apoio dos vereadores da base, que aprovaram o financiamento do município junto ao governo federal, por meio do programa Finisa.

O prefeito Celso Pozzobom reconheceu o apoio dos vereadores da base – que têm ainda Ronaldo Cardoso e Maria Ornelas –, agradeceu a parceria do deputado e secretário Márcio Nunes, que garantiu conquistas para Umuarama em quase todas as áreas, e disse que a obra no bosque é estratégica para um projeto futuro de ampliação da drenagem pluvial na Zona 2 e região central.

“Além de eliminar a erosão, estamos revitalizando as pistas de caminhada, implantando uma ciclofaixa, gradil entorno de toda a mata para restringir o acesso, urbanização e agora reflorestamento. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 2,1 milhões”, informou, agradecendo a doação das mudas ao IAT, na presença do chefe regional Felipe Furquim de Oliveira.

O secretário Márcio Nunes lembrou que o Paraná tem um grande programa de implantação de parques urbanos – com cerca de 45 projetos em andamento, um deles no Parque Primeiro de Maio, em Umuarama – para estimular o turismo, esporte, lazer e qualidade de vida, além de preservar o solo e as fontes de água com o combate a erosão.

“Esta obra mostra o cuidado que o prefeito Celso tem com o meio ambiente e o futuro da cidade e da população. É um orgulho representar Umuarama junto ao governo porque aqui as coisas acontecem. Aqui se trabalha com amor e dedicação e o resultado está aí, com tantas obras em andamento, preparando a cidade para o futuro”, comentou. “Por isso Umuarama se destaca em todos os setores, sempre entre os primeiros municípios do Estado em geração de empregos, transparência, gestão pública, gestão na pandemia e prestação de contas. A cidade é um belo exemplo no Paraná”, completou Márcio Nunes.



 

Comente

Leia também

LAB
MORENA TOP LIFE
BELLA ESTÉTICA
kumon-agora

Mais lidas

FANCAR
UNINTER
PANVEL
PLACAS MIRANDA
VENEZA
TUCCA
FAZENDAO SEMANA
WHYSKRITORIO
FAZENDÇAO SHOW