UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.22º36º
|

Umuarama

Umuarama atinge a meta do Ministério da Educação no Ideb

O índice avalia a evolução da aprendizagem com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

O Bemdito 16 de setembro de 2020 19h40

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, divulgado na terça-feira (15), revela que as escolas municipais de Umuarama atingiram a meta estabelecida para as escolas do ensino fundamental (séries iniciais) em 2019. O município obteve nota 6.6, repetindo o desempenho da avaliação anterior (2017), e ficou em sexto lugar no Paraná, no comparativo entre cidades de porte semelhante (de 100 mil a 130 mil habitantes).

O índice avalia a evolução da aprendizagem com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática. O objetivo é levar o país a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos. Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares e neste ano Umuarama obteve 6.6.

Avaliando o desempenho, a Secretaria Municipal de Educação informou que a maioria das escolas de Umuarama registrou crescimento, no comparativo entre as duas avaliações, devido ao trabalho de formação realizado com os professores nas principais disciplinas – foram 100 horas de capacitação em 2019 e cerca de 100 horas de cursos também neste ano –, além de programas como o Clube do Saber e melhorias estruturais realizadas nos estabelecimentos.

A rede municipal de Umuarama tem hoje 22 escolas e 20 centros de educação infantil (CMEIs) que, embora não sejam avaliados, são responsáveis pela base de conhecimentos para os alunos que entram nas séries iniciais do ensino fundamental. A cidade conta com cerca de 9 mil alunos na educação infantil e no fundamental.

 

Comente

Leia também

MORENA TOP LIFE
BELLA ESTÉTICA
LAB
kumon-agora

Mais lidas

PLACAS MIRANDA
PANVEL
TUCCA
VENEZA
FANCAR
UNINTER
FAZENDAO SEMANA
FAZENDÇAO SHOW
WHYSKRITORIO