UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.22º36º
|

Umuarama

Umutrans vai implantar mais placas indicativas para melhorar a mobilidade

Objetivo é orientar condutores sobre melhores rotas e evitar a região mais central a fim de distribuir melhor o fluxo e evitar congestionamentos

Foto: Prefeitura de Umuarama

PREFEITURA DE UMUARAMA O Bemdito 6 de agosto de 2020 16h45

Dentro das propostas do Plano de Mobilidade Urbana de Umuarama, a Diretoria de Trânsito (Umutrans) está implantando mais um lote de placas indicativas de destinos em diversos pontos da cidade. A sinalização orienta os visitantes sobre a localização e melhores rotas para chegar aos bairros, logradouros públicos, hospitais, outras instituições e saídas da cidade, evitando a região mais central a fim de distribuir melhor o fluxo e evitar congestionamentos.

Passo a passo, o Plano de Mobilidade Urbana está sendo implantado com adequações, instalação de semáforos e obras civis em canteiros centrais e cruzamentos. “O plano traz uma série de ajustes necessários à sinalização e orientação do trânsito, para melhorar a mobilidade tanto para condutores de veículos quanto para pedestres e ciclistas. Estamos antecipando algumas obras, ações e dispositivos para adiantar mudanças importantes que constam do plano”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer.

Entre essas ações, município licitou no início do ano a aquisição e implantação de 100 placas indicativas, das quais 60 foram implantadas na primeira etapa e as 40 restantes estão sendo fixadas agora, em as hastes metálicas implantadas em pontos estratégicos da cidade. O investimento é de R$ 267 mil e os recursos são provenientes do próprio município. O custo unitário (placa, coluna, braço e mão de obra da implantação) é de aproximadamente R$ 4,5 mil.

“As placas são de alumínio naval, com garantia de 10 anos – bem como a pintura”, acrescentou a diretora. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Valdecir Gonçalves Capelli, a sinalização busca direcionar os roteiros, levando o condutor que passa pela cidade para vias mais rápidas e seguras, apropriadas e com menor fluxo, retirando-o da área central.

Para o prefeito Celso Pozzobom, com a cidade bem sinalizada os visitantes não vão perder tempo no deslocamento e acesso a bairros, empresas e instituições. “Estamos melhorando a mobilidade com as placas indicativas e outras mudanças significativas no trânsito, além da duplicação dos acessos à cidade, recapeamento e pavimentação de estradas. Logo teremos grandes ciclovias favorecendo o tráfego nas avenidas Ângelo Moreira da Fonseca, Francisco Inácio de Lira e na Rio Grande do Norte”, afirmou.

“Essas placas indicam os pontos principais da cidade para os visitantes acessarem com facilidade locais de interesse, como o Paço Municipal, a Câmara, o Fórum, hospitais, Pronto Atendimento 24h, universidades, pontos turísticos, a futura Estação Rodoviária (em fase de conclusão) e o shopping (também em obras), melhorando substancialmente as condições de mobilidade urbana”, completou o prefeito.


Comente

Leia também

kumon-agora
MORENA TOP LIFE
BELLA ESTÉTICA
LAB

Mais lidas

PLACAS MIRANDA
FANCAR
VENEZA
TUCCA
UNINTER
PANVEL
WHYSKRITORIO
FAZENDAO SEMANA
FAZENDÇAO SHOW