UmuaramaDia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.20º
|

Política

Darlan Scalco assume presidência do Cibax no lugar de Pozzobom

O consórcio existe desde 2001 e é formado por oito municípios da região

Foto: Prefeitura de Umuarama

ASSESSORIA O Bemdito 27 de maio de 2020 18h33

O prefeito de Umuarama Celso Pozzobom deixou a presidência do Consórcio Intermunicipal de Conservação da Biodiversidade da Bacia dos rios Xambrê e Piquiri (Cibax), durante reunião com representantes dos municípios membros na segunda-feira (25) na Prefeitura de Umuarama. A partir daquela data, o consórcio passou a ser presidido pelo prefeito de Pérola, Darlan Scalco, também presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Composto por Cafezal do Sul, Francisco Alves, Brasilândia do Sul, Iporã, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê, o Cibax existe desde 2001 e representa essas cidades em assuntos de interesse comum, junto aos governos Federal e Estadual e respectivos órgãos. “A missão é planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à conservação e recuperação dos ecossistemas associados às bacias dos rios Xambrê e Piquiri, que têm grande impacto nos nossos municípios”, lembrou o ex-presidente.

O Cibax visa ainda promover e acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental através do monitoramento e gerenciamento da Área de Proteção Ambiental (APA) desses rios, bem como dos limites territoriais dos consorciados. Uma ação recente do Cibax é a recuperação e conservação de estradas rurais, através de uma patrulha mecanizada cedida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), que vem realizando serviços nos municípios membros.

A pauta da reunião, segundo a secretária executiva Daliane Gomes Batista Zaina, incluiu ainda a renovação por mais dois anos da concessão dos veículos e equipamentos do governo do Estado ao consórcio, que vence em julho próximo, e também o seguro dos implementos. O prefeito Darlan Scalco terá mandato até 31 de dezembro, completando a atual gestão, e a diretoria tem ainda o prefeito Márcio Juliano Marcolino (de Brasilândia do Sul) como vice-presidente e Alírio José Mistura (Francisco Alves) como tesoureiro.

Comente

Leia também

AUTENTIC
MORENA
POSITIVO
LAB
DUDU LANCHES

Mais lidas

INSTALCOM
SENAC
AGRO_E_PET_FAZENDAO
CASTELO MULTIMARCAS
NOSSA SENHORA
CASA TOESCA