UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.16º22º
|

Política

Projeto que estabelece igrejas como atividade essencial é aprovado na Câmara

Se a proposta for sancionada pelo prefeito, garantirá que o município tenha autonomia para manter as atividades religiosas em momentos como o atual. Projeto é do vereador Noel do Pão

Foto: Assessoria Câmara de Umuarama

ASSESSORIA CÂMARA DE UMUARAMA O Bemdito 26 de maio de 2020 15h44

Foi apreciado em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Umuarama o projeto de Lei Ordinária 16/2020, de autoria do vereador Noel do Pão, propondo tornar essenciais no município as atividades das igrejas e dos templos de qualquer culto em períodos de calamidade pública. A votação aconteceu a partir das 18h da última segunda-feira (25).  

O texto foi aprovado com um voto contrário em primeira discussão e votação. Após o primeiro turno de discussão da matéria, foi aprovado dispensa de interstício (prazo regimental entre uma sessão e outra), o que permitiu a segunda deliberação do mesmo projeto que, em segunda votação, foi novamente aprovado com um voto contrário.

A propositura segue agora para sanção do Chefe do Poder Executivo. Sancionada, garantirá que o Município tenha autonomia para manter as atividades religiosas em momentos como o atual, tendo como embasamento o art. 5º, inciso VI da Constituição Federal que endossa ser “‘inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

O texto também especifica que sejam levadas em consideração todas as determinações da Secretaria de Estado da Saúde e protocolos quanto ao uso de álcool em gel, máscaras e demais procedimentos que efetivem a segurança e prevenção de contágio.

 

Comente

Leia também

AUTENTIC
MORENA
LAB
DUDU LANCHES

Mais lidas

INSTALCOM
SENAC
AGRO_E_PET_FAZENDAO
CASTELO MULTIMARCAS
NOSSA SENHORA
CASA TOESCA