UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.17º30º
|

Paraná

Agricultores de Umuarama e região serão capacitados para uso de recursos públicos

O treinamento faz parte da ação prevista na execução do Coopera Paraná, programa de apoio ao cooperativismo da Agricultura Familiar

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
Foto: Agência Estadual de Notícias

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS O Bemdito 11 de julho de 2020 21h41

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento iniciou nesta terça-feira (07) os cursos de capacitação de dirigentes e técnicos das pequenas cooperativas e associações de produtores da Agricultura Familiar para uso dos recursos públicos.

O treinamento faz parte dos Termos de Fomento apoiados com recursos da Chamada Pública nº 001/2019, ação prevista na execução do Coopera Paraná, programa de apoio ao cooperativismo da Agricultura Familiar.

Na primeira turma, estão participando dirigentes e técnicos de cooperativas e associações de produtores cadastrados dos municípios de diversos municípios, entre eles Terra Roxa, Querência do Norte e Paranavaí.

Na segunda turma deverão participar representantes das instituições cadastradas dos municípios de Umuarama, São Jorge do Patrocínio, Marechal Cândido Rondon e outros.

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, falou da importância dessa capacitação para administração dos recursos públicos que estão sendo repassados, e também para captar novos recursos. “Essa é uma ajuda do Estado para usar os recursos públicos e para que os investimentos possam ser bem executados”, disse o secretário. “Para isso, os dirigentes devem prestar contas, ter conhecimento técnico, manter o CPF ou CNPJ sem problemas para que as ações possam fluir de forma adequada”, destacou.

Ortigara pediu rigor e transparência na execução dos orçamentos porque, segundo ele, estes são princípios que regem a vida pública, que vão muito além da economicidade empresarial. “O objetivo de tudo isso é a qualificação da gestão”, enfatizou.

O Programa Coopera Paraná aprovou 114 projetos em todo o Estado, no valor de R$ 36,5 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, do Governo do Estado.

Desses, 34 projetos estão formalizados e 18 em fase final para a formalização pela Secretaria, que prevê investimentos de aproximadamente R$ 15,1 milhões, impactando positivamente na economia local e regional, principalmente neste cenário de pandemia.

O processo de capacitação atende, em média, de três a quatro dirigentes por instituição, em temas necessários na execução do Termo de Fomento que corresponde ao repasse de recursos públicos até a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas, conforme prevê a legislação federal e estadual. Nesta fase estão participando cerca de 100 dirigentes.

O curso está sendo realizado por videoconferência, em três módulos, sendo que dois deles serão ministrados em duas turmas neste mês de julho. Estão participando dirigentes de cooperativas e associações, além de assessores de assistência técnica que participam da aplicação dos recursos.

A capacitação dos gestores será ministrada em três aulas para duas turmas. A primeira turma participa do primeiro e segundo módulo do curso nesta terça e sexta-feira (07 e 10). A segunda turma participa na próxima semana, dias 14 e 17, também os dois primeiros módulos.

 

Comente

Leia também

SE LIGA DESKTOP
MORENA
LAB
AUTENTIC

Mais lidas

Obemdito anuncie
CASA DO ESPETINHO DESKTOP
TUCCA
Glamour Cosméticos
AGRO_E_PET_FAZENDAO
RF Desktop