UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.22º36º
|

Paraná

Bombeiros de Umuarama atuarão em Porto Camargo e na lagoa Xambrê a partir do dia 20

O trabalho será realizado para a Operação Verão, que visa prevenir afogamento no período de fim de ano

Foto: Juninho Drone/Giro Icaraíma

REDAÇÃO O Bemdito 13 de dezembro de 2019 16h07

O 6º Subgrupamento de Bombeiros Independentes (6º SGBI) já se prepara para a Operação Verão que começa na próxima sexta-feira, 20 de dezembro. Da equipe que atua na região de Umuarama, 12 bombeiros militares serão deslocados para trabalhar na costa noroeste, que é composta pela lagoa Xambrê em Altônia e pelo Porto Camargo em Icaraíma.

A operação será realizada até o dia 26 de fevereiro de 2020. Durante esse período, os bombeiros serão responsáveis por prevenir e socorrer os acidentes que acontecem em locais que recebem banhistas no fim do ano. De acordo com o tenente Marçal, comandante de subárea da Operação Verão na Costa Noroeste, para que as atividades sejam realizadas na região, uma parte da equipe que realiza funções administrativas será enviada para atuar nos locais programados. Um irá para a lagoa Xambrê e 11 para Porto Camargo. Além desse número, dois também foram deslocados para atuarem no litoral paranaense.

A operação será realizada prioritariamente nos finais de semana, no entanto, uma força tarefa será feita em dias de semana do dia 20 de dezembro ao dia 6 de janeiro. Isso porque também haverá trabalhos nas vésperas e nas festividades de natal e ano novo. Além da atuação dos bombeiros militares, 14 guarda-vidas civis participação da atividade. Os guarda-vidas foram treinados nos últimos meses do ano para trabalharem durante a operação. Em Altônia haverá um guarda-vidas civil e em Porto Camargo 13.

Conforme o tenente Marçal, a operação é um forte instrumento para evitar que haja acidentes aquáticos nas áreas do noroeste que são banhadas pelo rio Paraná. “Em Porto Camargo, por exemplo, já tiveram dias que aproximadamente 3 mil pessoas estavam na areia e se banhando. Então o bombeiro e o guarda-vidas precisam ficar atentos a todo tempo para as pessoas não avançarem as áreas delimitadas como de riscos para o banhista. Se há essa atenção de prevenção e também de ação rápida caso haja algum afogamento, os riscos de tragédia são menores”, diz o oficial.

Durante o trabalho, os bombeiros fazem uma análise do local para sinalizar trechos perigosos, fundos e com correnteza. Além disso há uma delimitação de área para que os barcos não ultrapassem a área dos banhistas e nem ao contrário.

Durante o ano não há uma equipe de socorristas que fica em Porto Camargo e na lagoa Xambrê. Alguns acidentes foram registrados nesses locais. Recentemente, dois adolescentes morreram vítimas de afogamento. Um em Altônia, outro em Icaraíma. O tenente Marçal ressalta que esses tipos de acidentes ocorreram fora de temporada da atuação dos bombeiros e por isso a ação de salvamento fica mais complicada. Com a Operação Verão, o intuito do governo do estado é fazer com que esses acidentes sejam prevenidos, principalmente pelo fato de o período de fim de ano ser o que mais recebe banhistas.


Comente

Leia também

LAB
BELLA ESTÉTICA
kumon-agora
MORENA TOP LIFE

Mais lidas

FANCAR
UNINTER
VENEZA
PANVEL
TUCCA
PLACAS MIRANDA
FAZENDÇAO SHOW
FAZENDAO SEMANA
WHYSKRITORIO