UmuaramaDia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.20º
|

Paraná

IDR cria área demonstrativa de forrageiras em Cruzeiro para auxiliar pecuaristas

Campo agrostológico fica em fazenda nas proximidades da Boiadeira

Foto: Divulação/IDRPR

REDAÇÃO O Bemdito 27 de maio de 2020 18h44

O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná criou, em Cruzeiro do Oeste, o campo agrostológico, que é um espaço demonstrativo para forrageiras de vários tipos. O objetivo é possibilitar que os pecuaristas conheçam as variedades disponíveis no mercado e possam escolher a que melhor se adapta às propriedades rurais e, consequentemente aumentar a produção de gado de corte e de leite.

Além disso, o espaço também possibilita a experimentação e exposição de tecnologias de manejo como consórcio entre gramíneas e leguminosas, manejo de pastejo e práticas de adubação.

O idealizador do projeto é zootecnista doutor em produção animal, Cleiton Sangali. Segundo ele, o espaço também servirá para capacitação de alunos dos cursos de ciências agrárias da região. “A proposta é realizar a avaliação do desempenho produtivo de diferentes forrageiras, nas condições edafoclimáticas locais, para possibilitar mais embasamento técnico aos extensionistas e, com isso, melhor atender aos pecuaristas, bem como possibilitar a estes a visita ao local, para verificar as características dos materiais instalados no campo agrostológico”, explica.

Na região a forrageira mais utilizada é o capim Mombaça, que foi desenvolvida em 1998. Com o campo agrostológico os produtores terão acesso a variedades diferentes como Brachiaria, Panicum e Pennisetum, além de alguns consórcios entre gramíneas e leguminosas.

A área ocupada totaliza 2900 m², divididos em 36 canteiros de 50m² cada. O tamanho dos canteiros, que são maiores do que as tradicionais áreas demonstrativas de forragens é um dos diferenciais do projeto, bem como o pastoreio periódico que é feito pelos animais da propriedade. “O objetivo é oferecer alternativas de forma participativa com os produtores, e que elas sejam as mais próximas da sua realidade, para que assim possam ser analisadas, aceitas e então implantadas em suas propriedades”, ressaltou o zootecnista.

A área demonstrativa está localizada na Fazenda Pai Herói, que fica na Estrada Boiadeira, e pertence ao pecuarista Antônio Roberto Melão. A escolha do local foi estratégica, já que é uma Unidade de Referência (UR) do Projeto Bovinocultura de Corte do IDR-Paraná.

Para abril deste ano estava previsto um evento para reunir os pecuaristas e apresentar o projeto, no entanto, em virtude da pandemia da Covid-19, o encontro foi adiado. Ainda não há data prevista, que seguirá as orientações dos órgãos de saúde.

A instalação do campo agrostológico contou com o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste, do Polo de Pesquisa do IDR-Paraná/Paranavaí e de empresas do segmento de sementes de forrageiras.

(Com IDR-Paraná)

Comente

Leia também

LAB
DUDU LANCHES
AUTENTIC
POSITIVO
MORENA

Mais lidas

INSTALCOM
AGRO_E_PET_FAZENDAO
CASTELO MULTIMARCAS
SENAC
NOSSA SENHORA
CASA TOESCA