UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.17º30º
|

Paraná

IDR-Paraná orienta produtoras rurais de Cruzeiro do Oeste sobre atividade leiteira

Ações de fortalecimento ao protagonismo feminino no campo têm feito a diferença

Foto: IDR-Paraná

REDAÇÃO O Bemdito 11 de julho de 2020 22h19

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) tem serviços de assistência técnica e extensão rural para garantir a permanência das famílias no campo. Além disso também há um trabalho de fortalecimento do protagonismo feminino rural, que já colhe bons frutos.

Um exemplo é o caso da produtora Roselena Serafim e sua filha Franciele dos Santos.  Após o falecimento do esposo, Roselena teve que vender os animais ficando apenas com a propriedade de 8,4 hectares.

Franciele então decidiu largar o emprego na cidade e ajudar a mãe a retomar o sonho da família de ter uma leiteria. O desafio de adquirir novos animais com poucas reservas financeiras foi relatado em uma das visitas da assistente social do IDR-Paraná, Juliana Fonzar, que atua junto a famílias da agricultura familiar, sobretudo com as mulheres.

Juliana apresentou o caso para o zootecnista dr. Cleiton Pagliari Sangali e, juntos fizeram visitas conjuntas e atendimentos. As produtoras foram orientadas sobre caminhos para o crédito rural responsável e eficiente, linhas de crédito disponíveis e procedimentos para acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo Sangali, o acesso ao crédito rural é apenas uma das etapas para que os produtores consigam obter boa produtividade e alta lucratividade. “O extensionista tem que ter uma visão holística, sabendo identificar as reais necessidades da família e empreendimento e propor melhorias para que o investimento seja lucrativo”, explica.

Com orientações zootécnicas as produtoras melhoraram a qualidade das pastagens e escolheram animais adaptados para o sistema de produção e, continuaram recebendo acompanhamento para os manejos nutricionais, ambiental e reprodutivo do rebanho.

Para as produtoras as orientações recebidas pelos extensionistas do instituto foram muito importantes para a tomada de decisão em realizar o financiamento e na melhor forma de aplicar o dinheiro. “Espero que a minha história incentive outros produtores e que eles consigam realizar os seus sonhos”, diz Roselena.

A linha de crédito acessada foi a Pronaf Investimento Agropecuário que está inclusa entre as linhas do Plano Safra 20/21, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no mês passado.

Comente

Leia também

SE LIGA DESKTOP
AUTENTIC
LAB
MORENA

Mais lidas

TUCCA
CASA DO ESPETINHO DESKTOP
Obemdito anuncie
Glamour Cosméticos
RF Desktop
AGRO_E_PET_FAZENDAO